0

Tablaturas

Tablaturas

evaldo-devellis-guitarrista

(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Sua músicas instrumentais de guitarra podem ser ouvidas neste blog, no site oGuitarrista.com e no site do MySpace.com )

13 Comments

  1. Eu gostaria de saber como se le tlablatura assim

    E
    B
    G
    D
    A—————0p2–
    E—-0–0p3———

    • Oi Jhony. Realmente, preciso fazer uma matéria a esse respeito.
      Esse “p” significa pull-off e é uma técnica de guitarra e violão. Não sei se vc conhece, mas você toca a primeira nota normalmente e a segunda nota da TAB – na sequência, após o “p” – é tocada apenas com a ação da “tirada do dedo” que tocou a primeira nota. É uma ação tipo “ligando” as notas, por isso o nome da técnica em português é ligado.
      Fica mais fácil compreender mostrando. Espero fazer um vídeo sobre isso. Abrç

  2. Gostaria de saber como que se lê tablaturas com esta aqui:

    E|-/9–9~—9—————————————–|
    B|—————————————————-|
    G|————11b13r11p9-11~————————–|
    D|—————————————————-|
    A|—————————————————-|
    E|—————————————————-|

    Muito boa sua explicação.

    • Oi Rogerio.
      * Na primeira corda: /9 9~ 9
      / é um símbolo utilizado nesse tipo de “tablatura de internet” para indicar slide. Então Vc toca o primeiro 9 partindo de algumas casas anteriores e atinge ela por meio de slide, ou seja, deslizando até ela.
      9~ = Essa “cobrinha” (til) significa apenas para vc empregar vibrato nessa nota.
      Ai, na sequência, toca o terceiro 9 normalmente.

      * Na terceira corda: 11b13r11p9 11
      Temos algumas técnicas diferentes utilizadas nessa corda.
      11b13 = b significa bend. Então vc posiciona o dedo da mão esquerda (destros) na casa 11 e faz um bend de um tom (duas casas = 11 + 2 = 13). O número 13 indica que a nota da casa 11 terá o som da casa 13, “atingida” em forma de bend.
      r11 = r significa release. Ou seja, vc desfaz o bend, voltando para a casa 11 normal.
      p9 = p significa pull-off. É um ligado descendente. Na nota anterior, tínhamos repousado o bend na casa 11. Ai vc toca a nota da casa 9 ligando ela, sem palheta, apenas puxando o dedo da mão esquerda que esta na casa 11 e deixando soar a nota da casa 9.
      Finaliza tocando a nota da casa 11 e empregando vibrato nela.

      Espero que vc conheça essas técnicas, senão fica mais difícil.
      Seria bem mais fácil explicar em forma de vídeo. Quem sabe no futuro podemos fazer um vídeo sobre o assunto.
      Abrç

  3. Achei muito bom e de fácil compreensão. É possível utilizar a tablatura juntamente com o acorde correspondente?

    • Olá Evandro. Que bom que o POST foi útil pra vc!
      Então, no exemplo que utilizamos (Noite Feliz), os acordes estão acima da tablatura, na cor verde. O acorde foi colocado juntamente com a nota da tablatura embaixo, ou seja, o acorde é tocado ao mesmo tempo que a nota da música é tocada.
      É essa sua dúvida? Ou talvez não compreendi direito sua pergunta… 🙂
      Qualquer coisa, comente que vamos tentar te ajudar.
      Beleza?!
      Abrç

    • Cara… um blog que deve ser seguido como explemo por mtos outros. Mto bom… Rachei com o podcast!Curti as ideias dos blocos do podcast.Fico mto massa!!Um bjo na bunda do Juunin, aos outros nao tenho essa intimidade… Entao… um abrae7o!