Qual a melhor guitarra para iniciante

Qual a melhor guitarra para iniciante? Devo comprar a melhor marca de guitarra? Vamos ver algumas dicas importantes para o iniciante avaliar antes de comprar sua guitarra. Vou abordar algumas idéias, algumas marcas de guitarras brasileiras, boas e interessantes para quem vai comprar sua primeira guitarra.

 

 * Matéria publicada em 06/08/2012 / Revisada Março 2014

Menu do POST – O que veremos nesse artigo:
1- O que você não precisa comprar
2- O básico para entender uma guitarra
3- Opções de modelos e preços: Qual a melhor guitarra para iniciante!
4- Exemplos de bandas e quais guitarras usam
5- Conclusão e dicas finais

 

 

O QUE VOCÊ NÃO PRECISA COMPRAR
Algumas idéias que primeiro você deve levar em conta. Você NÃO PRECISA comprar:

> A guitarra mais bonita – Acabamentos bonitos em muitas guitarras servem apenas para camuflar uma qualidade que deixa a desejar. Não se leve pela beleza apenas;

>A melhor marca ou a guitarra mais cara – No futuro você pode mudar seu gosto musical e vai ter um valor investido desnecessariamente;

> Exatamente aquela que seu “ídolo” utiliza – Seu guitar hero de hoje pode não ser seu guitar hero de amanhã. Com os estudos, abrimos nossa mente para novas possibilidades e passamos a entender melhor situações de nosso agrado;
Ou até,

> Aquela que “o povo fala” que é a melhor – Com o tempo você vai ver que muitas coisas que o “povo fala” não passam de folclore e a maioria dessas conversas não terão sentido para você no futuro.

É lógico que você deve escolher uma guitarra que te atrai visualmente.
Mas não pode esquecer do principal: no início, você precisa é de uma guitarra que vai possibilitar a você praticar nela e que seja confortável de se tocar.

E atualmente, temos várias guitarras a nível nacional que se encaixam nisso. Quando eu comecei nos anos 80, aqui no Brasil a qualidade do instrumento nacional deixava MUITO a desejar. Hoje em dia temos várias marcas que são de boa qualidade e o melhor, a um bom preço.

Agora, vamos aprender um pouco mais a visualizar a guitarra.

menu-do-post

MODELOS DE GUITARRAS – O BÁSICO PARA ENTENDÊ-LOS
Se você deseja saber mais sobre os modelos que fizeram a história da guitarra no rock, veja matéria no blog que fala sobre isso.

 Porém nessa matéria, para ficar mais fácil, vou resumir em apenas dois modelos que são os mais populares em vendas e suficientes para começarmos:

> Modelo Fender Stratocaster, e
> Modelo Gibson Les Paul.

fender-stratocaster-modelo-jeff-beck

Fender Stratocaster

 

gibson-les-paul-standard-blue-mist

Gibson Les Paul

Essas são as guitarra ORIGINAIS, cujas fábricas iniciais foram a Fender e a Gibson. O que temos hoje são várias fábricas copiando esses modelos e/ou incrementando esses modelos clássicos (ou vintage).

 

DIFERENÇAS NO DESIGN ENTRE A STRATO E A LES PAUL

(Se desejar assista vídeo sobre o nome das partes da guitarra ou violão)

Vamos observar a diferença no design original das duas:

1- Neck ou cabeça

fender-stratocaster-neck

Strato: design mais curvilíneo, com tarraxas na parte de cima apenas.

gibson-les-paul-neck

Les Paul: design mais retangular, com tarraxas em ambos os lados.

2- Braço e marcações

fender-stratocaster-braco

Strato – marcações em formato de bolinha

gibson-les-paul-braco

Les Paul – marcações em formato retangular

3- Captadores

Captador da guitarra são aquelas “caixinhas compridinhas”  que ficam no corpo da guitarra. Eles captam a vibração da corda e a transforma em impulsos elétricos, ou seja, eles que são os responsáveis em traduzir para o amplificador o que a corda está tocando. Importantíssimos, não?!
Quando tem só uma “caixinha”, é um captador single. Quando tem duas “caixinhas” juntas ou uma “caixinha maior em formato de retângulo” (regra geral), temos um captador duplo ou humbucker. Veja a figura abaixo:

captadores single e humbucker

fender-stratocaster-captadores

Strato – possui 3 captadores single

gibson-les-paul-captadores

Les Paul – possui 2 captadores humbucker

 Os captadores single possuem som mais agudo, característica das Strato.
Os captadores duplos ou humbuckers possuem som mais encorpado e fazem menos chiado.

 

4- Chave seletora dos captadores
A chave seletora da strato fica na parte inferior do corpo e a da Les Paul na parte superior.

fender-stratocaster-chave-seletora

Strato: chave seletora  com 5 posições

gibson-les-paul-chave-seletora

Les Paul: chave seletora com 3 posições

O que faz a chave seletora de captadores: dependendo da posição que você coloca a chave seletora, o som que vai sair (timbre) vai possuir uma característica diferente. Você pode escolher, por exemplo, uma posição que soe melhor para fazer um solo ou uma outra posição para fazer dedilhado. São as possibilidades de timbre que a combinação dos captadores fornece.

 

5- Ponte

fender-stratocaster-ponte-tremolo

Strato -ponte com trêmulo bar (alavanca)

 

gibson-les-paul-ponte

Les Paul – ponte fixa

 

O que faz a ponte com trêmulo (ou alavanca): além de responsável por segurar o estiramento das cordas como uma ponte fixa normal,  ela possui uma alavanca que possibilita a execução de técnicas de vibrato. Não é necessário que sua guitarra tenha um trêmulo. Isso só será interessante se for uma das técnicas utilizadas por guitarristas que você gosta.

 6- Botões (knobs) de volume e tone

As modelo Strato possuem três botões ou Knob: dois de TONE e um de VOLUME.

strato-knobs-volume-tone

Stratocaster

As modelo Les Paul possuem 4 botões ou knobs: dois de TONE e dois de VOLUME.

les-paul-knobs-volume-tone

Les Paul

 

(*) TONE – É um botão ou knob que serve para equalizar o som da guitarra, tipo deixar com mais agudo ou com mais grave.

 

7- Peso (kg)

Uma Gibson original atualmente pesa cerca de 4 a 5 kg aproximadamente. Uma Stratocaster original aproximadamente cerca de 3,5 a 4 kg.
As cópias não são feitas com as mesmas madeiras das originais. Geralmente possuem corpo em basswood, o que lhes “pode” conferir um peso menor. Mas não é regra.
A Gibson, por exemplo, tem feito testes ao longo dos anos para deixar suas guitarras mais leves sem perder a qualidade. Então, muitas vezes uma original, dependendo do modelo, pode pesar menos que uma cópia!

De um modo geral, as guitarras modelo Fender pesam menos que as modelo Gibson. Talvez não seja algo a se “pesar” na compra quando gostamos especificamente de um determinado modelo. Ou pode ser… Ai é você quem decide!

 

AS REPRODUÇÕES

As guitarras que são cópias fazem o seguinte em relação às guitarras acima:

> A cópia mantémdesign original; ou,
> A cópia mixa uma parte ou outra do design original; ou,
> A cópia acrescenta novidades ao design original.

Observe os detalhes de seu gosto…

Eu por exemplo, prefiro o design do headstock da Fender, gosto de utilizar trêmolo e prefiro a chave seletora na parte inferior.
E outra coisa também que você deve ter em mente no momento, fora o design, é que quanto mais pesado o som que você quer fazer, um captador humbucker vai ajudar nesse quesito. Por isso, também prefiro guitarras que possuam pelo menos um humbucker. Ou seja, prefiro uma guitarra que mixa os ítens da Strato e da Les Paul.

Já vá observando seus detalhes preferidos…

 

MADEIRA

A madeira é um dos mais importantes itens, pois é um dos elementos fundamentais que contribuem para o timbre final que marcaram a sonoridade ou da Fender ou da Gibson.
A Fender originalmente utilizava madeira ash e madeira alder. Ambas dão qualidade mais aguda ao timbre.
A Gibson utiliza mogno, que dá uma sonoridade mais encorpada.

Essas madeiras são utilizadas nas guitarras originais.
Nas cópias provavelmente você não vai encontrar essas madeiras.
Atualmente se usa muito a madeira basswood, uma madeira que barateia o valor da guitarra porque custa menos, mas que não possibilita muito peso ao som. Para suprir essa deficiência o captador precisa possuir maior ganho.

 Mas o importante no momento para você é FUGIR das guitarras feitas com as seguintes madeiras:

* Madeira laminada
* Madeira aglomerada.

O que acontece é que você terá que ter bons captadores para compensar a falta de ressonância que essas junções de madeira proporcionam à guitarra.
Então, é bom você saber de qual madeira é feita a guitarra que você vai comprar. Pelo menos, tente evitar essas duas.

menu-do-post

A melhor guitarra para iniciante: opções de modelo e preço.

FINALMENTE: QUAIS MODELOS SÃO LEGAIS PARA INICIANTES…
Agora em posse do saber, vamos analisar algumas guitarras que vão ficar como dicas pra comprar sua primeira guitarra. Para verificar as cores disponíveis dos modelos citados, visite o site das marcas.

* Obs.: Algumas guitarras sugeridas anteriormente são difíceis de encontrar hoje no mercado, então essa matéria é constantemente revisada. (última revisão Fev/2104)

 ¤ ¤ ¤

guitarrista-tagima-t-735

Tagima T 735

Tagima T 735 - Cópia da Fender Stratocaster que já vimos, é uma das melhores que a Tagima possui em custo, benefício e qualidade, na faixa de preços dela. Eu mesmo testei uma e achei ótima: timbre muito bonito, braço gostoso de tocar e afinação impecável.
Corpo em Cedro, braço em Marfim, escala em Marfim ou Rosewood, com três  Single Coils (padrão das Strato) modelo Tagima modelo T-Standard com imã de alnico.
Se eu fosse indicar uma guitarra estilo Fender tradicional para iniciante, embarcaria nessa. Ótimo preço (pesquisar preço). Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante.
Infelizmente, as lojas andam com o estoque meio esgotado dessas guitarras.

 (site da Tagima)

  ¤ ¤ ¤

tagima-mg32-t

Guitarra Tagima MG 32 T – Memphis

Tagima MG 32 T (Memphis) – Mais uma cópia da Fender Stratocaster, a Memphis é a segunda linha da Tagima. Por possuir apenas captadores single, possui timbre mais agudo e brilhante. A madeira do corpo não ajuda muito no peso final do timbre: basswood.
Essa guitarra é indicada para blues, hard rock
Mas é uma guitarra com bom custo-benefício (pesquisar preço). Bonito acabamento. Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site da Tagima)

 

  ¤ ¤ ¤

shelter-nashville-300

Guitarra Shelter modelo Nashville 305

Shelter Nashville 305 – Cópia da Gibson Les Paul. Eu pessoalmente gostei do timbre clean tone (limpo) dessa guitarra. O corpo é também em basswood, mas essa já possui dois captadores humbuckers, o que potencializa e encorpa mais o som. Ideal para quem quer um som mais pesado (rock). O braço é colado ao corpo. O preço é um pouco acima da Tagima Memphis. Bela guitarra e timbre! Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site da Shelter) <Onde comprar>

 

  ¤ ¤ ¤

strinberg-clp-79

Guitarra Strinberg CLP79

 Strinberg CLP79 – Cópia da Gibson Les Paul. Belo acabamento, possui um peso (kg) um pouco inferior ao da anterior que citei e braço parafusado ao corpo, o que lhe confere um timbre um pouco mais brilhante nos agudos mas o que não prejudica o peso rock típico das guitarras modelo Les Paul.  O corpo é em basswood com dois captadores humbuckers. Vale o custo-benefício. Muito boa guitarra para iniciantes e iniciados! O preço está na faixa da Shelter Nashville 300. Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site da Strinberg) <Onde comprar>

 

 ¤ ¤ ¤

shelter-detroit-300

Guitarra Shelter Detroit 300

Shelter Detroit 300 – Aqui cabe fazermos algumas observações sobre esse outro modelo clássico. Esse modelo foi criado originalmente nos anos 60 pela Gibson para concorrer no mercado com a Fender Stratocaster. Foi uma adaptação na Les Paul e o modelo original chama-se Gibson SG (Solid Guitar). Observe como ela mantém características da Les Paul, mas possui algumas similaridades com o design da Strato: chave seletora de captadores na parte de baixo, bordas mais arredondadas, mais leve, dois cutaways… O cutaway facilita acesso da mão às notas mais agudas.

guitarra-com-dois-cutaway

As setas indicam os dois cutaways ou “double cutaway

Então a Shelter Detroit 300, além das características que citei acima, possui dois humbuckers e corpo em basswood. A faixa de preço é similar aos das Les Paul citadas. Tem modelos para canhoto. Bela guitarra! Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site) <Onde comprar>

  ¤ ¤ ¤

eagle-sts-002

Guitarra Eagle STS 002

Eagle STS 002 – Cópia da strato com modificação acrescida: um humbucker na ponte, o que dá mais peso ao som. E essa característica permite mais versatilidade ao estilo musical que você quer tocar e melhora o timbre em relação à madeira utilizada no corpo (basswood). Guitarra interessante para quem prefere o design da strato, e um ótimo custo-benefício. Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site da Eagle)

 

¤ ¤ ¤

 

cort-g110

Guitarra Cort G110

Guitarras Cort – A série G (G series) são modelos Strato, com ótimo acabamento, sonoridade e preço.  Quando experimentei essa guitarra gostei do braço confortável. Temos as Cort G50 e Cort G110 que possuem diferenças de preço devido a alguns modelos possuírem 3 singles e, outros, 2 singles e 1 humbucker. A madeira do corpo desses modelos é em Agathis, uma madeira comum na Ásia. Apesar do preconceito de muitos por ela, é uma madeira que proporciona um timbre de boas respostas no médio-grave e no agudo, características da Strato.   Um bom custo benefício. Aprovada no quesito melhor guitarra para iniciante. (site da Cort) <Onde comprar>

  ¤ ¤ ¤

giannini-ggx-1hh-g-102-o-guitarrista-blog

Giannini GGX-1HH ou G-102

GGX-1HH (atual código: G-102) – Uma guitarra especificamente para o iniciante começar a estudar, mas boa guitarra e com bom custo-benefício, a Giannini GGX-1HH ou G-102 possui o design da Stratocaster. Possui dois captadores humbucker: um na ponte e um no braço, conferindo mais peso e menos chiado (óbvio, quando selecionados), corpo em basswood, braço em maple, escala em rosewood, tarraxas blindadas  (cromadas).
Um ótimo custo benefício no quesito melhor guitarra para iniciante.
(site da Giannini) <Onde comprar>

 Obviamente existem outros modelos que se encaixariam nesse POST, mas ficam essas guitarras acima como boas dicas.
Lembrando também que essas guitarras são para o “início dos estudos” e que citei exemplos de várias marcas diferentes de um mesmo modelo porque os preços variam. Então, por exemplo, se no seu bol$o couber apenas a que custa mais barato das que foram citadas, também será uma boa guitarra para começar a estudar. Estou tentando trazer exemplos de bom custo-benefício para o iniciante.

 

menu-do-post

 

ALGUNS EXEMPLOS DE BANDAS E QUAIS MODELOS DE GUITARRA USAM

Se você gosta de determinado artista ou banda e estes te inspiraram a querer tocar guitarra, provavelmente você gostaria de poder “tirar” um som parecido quando for tocar, não é verdade?
Isso não deve ser o único motivo pelo qual você irá escolher sua guitarra, mas de qualquer forma é válido também para basear o modelo que você vai comprar. Por quê? Porque aí é algo que você gosta e vai se inspirar mais para continuar seus estudos.
Vou citar apenas um exemplo (desculpe se você não gosta do exemplo que vou dar, mas é só um exemplo e a maioria dos novatos vai compreender o que estou querendo mostrar): vai que você gosta do Slash e quer tocar Sweet child o´mine. O Slash gravou essa música utilizando um modelo Gibson. Se você comprar um outro modelo, você pode até conseguir chegar próximo do som (timbre) original do solo. Mas se você comprar um modelo Gibson, provavelmente vai conseguir um som parecido muito mais facilmente.
Por isso, vou citar algumas bandas e qual modelo de guitarra elas utilizam:

Fender Stratocaster – artistas: Jimi Hendrix, John Frusciante (ex-Red Hot), Mark Knopfler (Dire Straits), Billie Joe (Green Day), David Gilmour (Pink Floyd), Iron Maiden (todos os guitarrista do Iron), Andreas Kisser (Strato com humbucker na ponte / banda Sepultura).

fender-stratocaster-o-guitarrista-evaldo-devellis

Fender Stratocaster (original)

fender-stratocaster-humbucker--o-guitarrista-evaldo-devellis

Fender Stratocaster com humbucker na ponte (som mais ‘pesado’)

Gibson Les Paul – artistas: James Hetfield (Metallica), Slash (ex-Guns), Brian Jones (Rolling Stones), Jimmy Page (Led Zeppelin), Joe Perry (Aerosmith), Michael Weikath (Helloween), Zakk Wylde (Ozzy Osbourne), Angus Young (usa Gibson SG – banda AC/DC).

gibson-les-paul-o-guitarrista-evaldo-devellis

Gibson Les Paul (original)

 

gibson-sg-o-guitarrista-evaldo-devellis

Gibson SG (original)

 

menu-do-post

CONCLUINDO

Resumão, quando você for comprar sua guitarra, você:

1. Teste a guitarra: vá até a loja, escolha o modelo que possui os itens que vimos acima que mais te agradam e peça para testá-la. Não fique mostrando que você sabe fazer solos, debulhar na guitarra, não (he he)… Seu objetivo e sentir se ela possui um bom timbre e um braço confortável. Se você não sabe tocar ainda, seria interessante levar alguém que toque para te acompanhar.
* Toque ela desligada e veja se possui um som uniforme, com todas as cordas soando bem;
Ligue ela num amplificador (se possível teste em mais de um);
Mude a chave seletora para ouvir os timbres diferentes dela;
* Faça alguns acordes em várias posições do braço para tentar ouvir se ela desafina ou trasteja (se não souber, infelizmente pule essa parte);
* Use os botões para verificar se estão todos funcionando bem.
* Olhe o braço da guitarra para observar se ele está “retinho“, como uma “linha de trem“, para verificar se o braço não está empenado (ver figura abaixo). Veja se ele não está torto para algum lado. É difícil vir de fábrica empenado, mas já vi acontecer.

telecaster-braco

Verifique o braço para ver se não está torto

* Ligue o drive (distorção) do amplificador. Faça uns bends, algum solo, e sinta se o braço é confortável, se a guitarra possui bom sustain, se trasteja, etc.

2. Pergunte de qual madeira ela é feita. Fuja dos laminados e aglomerados.

3. É normal levar a guitarra que sai da loja a um luthier para fazer um set-up inicial para regular tensor, altura e o calibre das cordas que você vai utilizar (.009, .010, ou outra), etc. Procure um bom luthier pra fazer as aferições iniciais.

4. Não se esqueça de guardar uma reserva financeira (R$ - la plata) para adquirir um amplificador, pedais (pedaleira) e cabos. Senão, onde plugar a guitarra, não é mesmo?!

5. Essas dicas são apenas para auxiliarem você a ter mais consciência para adquirir um instrumento. Não estou aqui para dizer qual é a melhor guitarra e nem o modelo que você deve comprar! O “melhor modelo de guitarra” é um assunto muito relativo e envolve coisas como gosto pessoal e finalidade do som, por exemplo.
Mas para o iniciante, os modelos citados nesse post estão ótimos para uma primeira guitarra.

6. As guitarras desse POST provavelmente não são, tipo: “a guitarra da minha vida!“. São guitarras para “iniciantes”, se enquadram como melhor guitarra para iniciante. Quando você for mais avançado na guitarra, vai precisar de modelos mais aprimorados. Mas geralmente começamos a prender guitarra com um modelo bem simples, mais barato, porém suficiente para estudar, que é o caso de qualquer modelo acima apresentado. Sugerimos vários modelos porque você pode gostar mais de um do que do outro ou pode até querer gastar “o menos” possível.
No futuro, com mais experiência, você poderá optar por uma guitarra que se enquadre melhor no perfil de guitarrista que você irá desenvolver.

Então é isso. Boa sorte na compra!
Abraço! 

 

Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no nosso canal no Youtube

Muito obrigado por sua visita!

 

POST visto: “Qual a melhor guitarra para iniciante”.Veja também:
Qual a melhor pedaleira de guitarra para iniciantes

* Qual melhor amplificador de guitarra para iniciantes

 Video-aula 01 – aula de guitarra e violão para iniciantes (online – gratuito)

 Vídeo-aula 02 – aula de guitarra e violão para iniciantes (online – gratuito)

Fontes adicionais:
Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Captador 

 

melhor guitarra para iniciante(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Suas músicas instrumentais de guitarra solo e violão podem ser ouvidas no player do final da página abaixo, no Youtube, no menu “MÚSICAS” desse blog e no site oGuitarrista.com. )

Compartilhar (Share)

Sobre oGuitarrista

oGuitarrista
Evaldo Devellis - Guitarrista há quase 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni e música na Unesp, Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

Compartilhe esse artigo

Comentários

  1. matheus says:

    éééé,de boa,gostei muito da matéria…só não gostei na parte da grana .__. kkkk

  2. matheus says:

    éééé,de boa,gostei muito da matéria…só não gostei na parte da grana .__.kkkk

  3. Mary says:

    Olá, gostaria de saber se a guitarra Shelter Detroit 305 é boa para um iniciante.

  4. Wesley Oliveira says:

    Esta guitarra é boa para iniciante Guitarra ibanez RG 350 dx wh ? E o som dela tocando AC/DC fica bom?

    • Oi Wesley.
      É uma boa guitarra para iniciante. Dá pra aprender qualquer música nela.
      Porém, para um som mais de acordo com AC/DC seria legal uma “modelo” Gibson Les Paul ou Gibson SG.
      Dê uma olhada no POST que tem algumas dicas de guitarra nesses modelos.
      Abrç

  5. paula says:

    Gostaria de saber se a guitarra strinberg egs 216 é boa.

  6. luck t says:

    Muito boa matéria, já tenho alguma experiência e gostaria de trocar a minha guitarra, por uma SAMICK, gostei de sua aparência e vi pessoas “tirando um som” legal com ela em vídeos, gostaria de saber sua opinião, devo comprar ?

  7. Toco violão a um ano mais ou menos, ja arrisco uns Stairway to Heaven sem erros e decidi comprar uma guitarra, estou pensando em comprar uma Seizi Stone devido a versatilidade dos timbres dos captadores e devido a algumas pesquisas acabei descobrindo a Godin Session Plus, e gostaria de saber sua opinião a respeito destas duas Guitas em questão.
    Agradeço desde ja

    • Oi Samuel.
      A Seize é uma marca bem legal para iniciantes e intermediários. Uma escolha boa.
      Mas pelo q já ouvi dessas duas guitarras, acho a da Godin bem mais legal, tanto pelo timbre quanto pela versatilidade dela. Ela possui uma chave seletora para separar os captadores da ponte (Humbuckers) deixando-os single, o que aumenta o leque de possibilidades sonoras.
      Beleza?!
      Abrç

  8. Evaldo, essa daqui é uma boa guitarra??? Guitarra Tagima TG-530 Woodstock??? Ou essa……… “Guitarra Eagle Strato STS 001 UK”??? Cara, elas são lindas, mas, não sei qual comprar, só tenho dinheiro para comprar nessa faixa de preço…..!!! Abraço.

    • Oi Tiago.
      As duas são básicas, são para iniciante e são bem similares. Não há muita diferença. Eu penderia um pouco mais pra da Tagima por causa da clareza do timbre limpo.
      Se vc puder experimentar e sentir qual gosta mais poderia fazer o desempate pq são bem parecidas.
      Beleza!
      Abrç

  9. Olá João.
    A Squier, segunda linha da Fender, é um bom custo-benefício. Uma boa guitarra.
    As guitarras modelo Strato possuem 3 single coil e dão um pouquinho de chiado. O que é normal. (só to te avisando para vc não ficar preocupado).
    A guitarra em si deve valer no mercado uns 1.100,00/1.150,00 reais. O resto do valor desse kit vc vai na verdade pagar o multiuso que vem junto, ou seja, aproximadamente uns 150,00 reais no multiuso.
    O multiuso provavelmente vai permitir a vc estudar apenas. Não é muito interessante para tocar em uma banda, por exemplo. Mas, é legal ter uma caixa dessas pra ligar um playback ou um CD player, pois tem várias entradas. No futuro, se quiser incrementar seu som, terá que comprar um amplificador mesmo.
    Observando isso, é uma compra legal.
    Abrç

  10. Parabéns pelas dicas! Há muito procuro por orientação que me possibilite fazer uma boa compra de guitarra para iniciante, e finalmente consegui encontrar nesse “post” indicações objetivas e claras para me situar nessa aquisição. Mais uma vez, parabéns pelas dicas e muito sucesso na carreira! Abraços.

  11. Excelente post cara, parabéns!
    Sou iniciante, então ainda não tenho nenhuma noção á respeito de guitarras. Suas dicas me ajudaram bastante para escolher a minha primeira guitarra.
    Obrigado.

  12. Raul says:

    Alguns amigos que já tocam me indicaram a Tagima para que eu começasse, mas eu não sabia exatamente o motivo, agora que você detalhou eu compreendi melhor e fiquei mais confiante de gastar meu suado dinheiro, realmente eles me indicaram uma boa opção!!!
    Belo post!!!

  13. Nathan says:

    Post ótimo. Me ajudou muito.
    Gostaria de saber se existe uma guitarra com um som mais eclético em que eu possa tocar tanto Dire Straits quanto Black Sabbath.
    Eu vi em uma loja uma Vintage v100 Les Paul e me interessei por ela, mas eu não sei tocar guitarra, ela é boa?

    • Oi Nathan.
      Olha, nunca toquei especificamente com essa Gibson, mas pelas especificações que vi dela, me parece uma “Gibson”, ou seja, é uma senhora guitarra.
      É uma guitarra q com certeza dá pra tocar Dire Straits (Mark Knopler usa Gibson tbm) e/ou metal.
      Qual o valor q vc achou?
      Abrç

  14. Junior says:

    com certeza essa matéria me ajudou e muito, excelente trabalho..

  15. Henrique says:

    Boa Noite Amigo,

    estou sem tocar guitarra a 3 anos, estou voltando a atividade, na minha epoca não tinha condições de comprar uma guitarra, sempre usava as alugas nos studios por aqui, agora que posso realizar o feito, estou acompanhando seu blog esta semana, gostei muilto da Guitarra Shelter Detroit 300, procurei em minha cidade, não encontrei o modelo SG e nem LP, então ia comprar a Strinberg LP, porém a média de preço dela em Fortaleza ta em 650,00.. até que em uma loja, encontrei uma Epiphone SG Special no valor de 850,00. comprei esta guitarra após verificar estas especificações: Body mahogany
    Neck Hard maple
    Neck Profile SlimTaper™ “D”
    Neck Joint Bolt-on w/tapered heel, 4-bolt recessed
    Scale length 24.75”
    Fingerboard rosewood with “dot” inlays
    Nut width 1.68
    Fingerboard Radius 12”
    Neck Pickup 650R humbucker
    Bridge Pickup 700T humbucker
    Pickguard 2-layer, black/white
    Controls 1-master volume, 1 master-tone with KillPot™
    Bridge LockTone™ Tune-O-Matic
    Tailpiece StopBar
    Hardware Nickel
    Tuners Premium 14:1
    Colors ebony (EB), Cherry (CH)

    Esta guitarra vale o investimento realizado?

    • Oi Henrique.
      Esse é mesmo a média do preço dessa guitarra na loja.
      A Epiphone é uma fábrica da Gibson. É uma marca que a Gibson usa para confecção de guitarras a um preço mais acessível. Ela é um pouco mais cara do que a das outras duas q vc citou, mas é uma boa guitarra!
      Com certeza valeu o investimento.
      Tá gostando da guitarra?
      Abrç

  16. Alexandre says:

    Amigo,
    sobre as Shelter Nashville, tem diferança entre os modelos 300, 305 e 3014?

    Abraço!

  17. Carlão says:

    Excelente POST.
    Possui uma clareza, coerência lógica e objetividade excepcionais que em muito ajudam o iniciante.
    Ou seja, vai direto ao que importa.
    Parabéns!!!

  18. Cara… Simplesmente show!
    Me ajudou bastante, acabei de ler e quero logo comprar a minha. Não tive nenhuma aula, e vou começar sozinho. Estudando, pesquisando…
    Muito obrigado por compartilhar, serei leitor ativo deste site/blog…
    Abraço,

  19. Daniel says:

    Não vejo a hora de comprar a minha primeira guitarra..
    Cara parabeins pelo post, gostei mto..

  20. Luthier bh says:

    Este artigo é riquíssimo em excepcionais informações. Os iniciantes que puderem ler estarão muito bem informados.

  21. Pingback: Qual o melhor amplificador para iniciante? | Portal do Guitarrista e da Guitarra - Evaldo Devellis

  22. Achei essa postagem altamente instrutiva e educativa. Informações importantíssimas foram colocadas aqui para a orientação de iniciantes. Parabéns pela postagem.

  23. TIAGO AGUIAR NONATO says:

    Olá amigão, jóia??? Sou apaixonado por rock e como todo gosto muito de guitarras, mas, aí o problema, nunca toquei uma guitarra……….., mas sempre namorei várias quando ia em lojas, só de ficar olhando já me contentava… mas, quero comprar uma, sou iniciante….kkk já deu pra perceber….. quero comprar a tagima T735 ou a eagle sts 002, mas a minha pergunta é…. a eagle STS 002 não achei, só a 001, qual a diferença, abraço, parabens pelo blog!!!

    • Oi Tiago. Obrigado pelo comentário!
      Da faixa de preços a Tagima T735 é uma boa escolha!
      Diferença das Eagle – Apenas a captação: A Eagle STS 001 possui 3 captadores single e a STS 002 possui um captador humbucker e dois single. O humbucker já dá mais peso, menos chiado e maior versatilidade. Dessas da Eagle, se possível, pegue uma STS 002, mas pra começar qqer uma das duas são boas guitarras.
      O Post explica um pouco mais sobre captadores.
      Beleza?!
      Abrç

  24. carlos eduardo says:

    eu queria saber se a guitarra giannini ggx 1hh é uma boa opção pra quem esta começando agora como eu

    • Oi Carlos.
      Sim, é sim. Até já coloquei esse modelo no POST como dica porque alguns modelos tem sido difíceis de se encontrar para venda e esse modelo tem se mostrado eficaz para quem quer começar a estudar guitarra.
      Além de ser versátil para estudar vários estilos ela possui um bom custo benefício.
      Beleza?!
      Abrç

  25. Robson Viana says:

    Cara estou muito feliz por ter encontrado esse blog, espero que este faça muito sucesso, pois, em meio a tanta coisa ruim e tendenciosa que existe na rede encontra algo bom é bem difícil. Parabéns pelo trabalho aqui desenvolvido, e continue assim que será sucesso!

    ps.: vou sair por aí divulgando

  26. Hilgner says:

    Excelenete e super explicativo artigo. Parabéns!

  27. Guga Fabri says:

    Obrigado pelo auxílio ai! Quando ligo a guitarra direto o som sai perfeito só acontece esse problema com o pedal mesmo. Já substitui a bateria do pedal e também não resolveu, vou fazer o que você falou e comprar a fonte da boss como pede no manual pra ver se resolve.

    Mais uma vez obrigado pela atenção!

  28. Guga Fabri says:

    Parabéns pelo post ai cara, muito bom eu comprei a Memphis da Tagima e gostei muito dela. Vou aproveitar e fazer uma pergunta talvez possa me ajudar:

    Comprei o pedal ds-2 turbo distortion da boss e meu amplificador é um que eu tinha antes de pensar em ter guitarra que usava só pro violão da marca frahm, modelo mf 360 ele tem equalizador e entrada para guitarra e microfone. O problema é que quando tento usar meu pedal (com a bateria interna dele pois não tenho a fonte da boss) a distorção não sai direito de maneira nenhuma. Quando toco apenas uma corda por vez ou duas até que sai mais ou menos mais se tendo tocar todas as cordas ou fazer uns acordes fica um chiado e mal se pode ouvir o acorde… você sabe o que pode ser? Pedal, guitarra ou amplificador? (mandinga talvez? ausuahshs)

    Não testei em outros lugares ainda…

    • Obrigado pelo comentário Guga.
      Os cabos estão bons? Teste um cabo por vez, ligando a guitarra direto no amplificador com os cabos (sem o pedal). Com isso, vc já aproveita a verificação da guitarra, porque o som limpo deve sair corretamente. Se a guitarra for ligada assim, direto – limpa, e continuar a sair um som fraco, pode ser problema no amplificador, tipo no falante.
      Se vc fez o teste com a guitarra ligada direto e foi ok, tente agora trocar a bateria do pedal ou até, se possível, comprar uma fonte pra ele. Pode ser que a alimentação do pedal não está satisfatória.
      Tente esses teste e qqer coisa volte a escrever.
      beleza?!
      Abrç

  29. Thiago M. says:

    Olá guitarrista!

    Adorei o post cara, muito esclarecedor!

    Todavia, somente à custo de confirmação:
    Vou aprender a tocar do zero, mesmo com 26 anos nas costas, mas fazer o quê?! rs
    Quero sons parecidos com os do SOAD, Metallica, AC/DC, Rammstein… no caso o ideal seria uma modelo Les Paul, com dois humbuckers, correto?
    Me amarro na SHELTER SG DETROIT 300… Vc acha que seria mesmo o ideal para mim, ou tem uma outra opinião?

    Agradeço desde já e parabéns novamente!

    • Oi Thiago.
      Obrigado pelo comentário!
      A SG Detroit seria bem legal pra tocar esses sons sim. Vc vai conseguir uma sonoridade boa pra esses estilos. Só lembrando que é uma guitarra para iniciantes e intermediários.
      Beleza?!
      Abrç

  30. Arthur says:

    Eu queria saber se consigo tocar heavy metal com a guitarra michael gm 237 SK
    consigo?

    • Oi Arthur.
      Sim, dá pra tocar heavy metal. Se não me engano ela é uma Fat Strat, ou seja, possui um humbucker na ponte, o que deixa o som mais pesadinho e menos chiado. É uma boa opção para iniciantes.
      Beleza?!
      Abrç

  31. mariana says:

    oii , boa tarde ,estou para comprar minha primeira guitarra,mas estou em duvida,entre a shelter nashville 300 e a strinberg clp 79 , porque li na net , que o braço da strinberg é ruim por ser parafusado , isso interfere algo? estou afim mesmo pra fazer cover de algumas bandas , como sou fã de green day , ele usa essa guitarra ,muito pra fazer shows , http://www.themusiczoo.com/images/9-21-12/16145_Gibson_Billie_Joe_Doublecut_LP_120820553_1.jpg , mas queria saber se a strinberg é boa pra fazer cover do green day , e o braço ser parafusado ser ruim , obg

    • Oi Mariana. Tudo bom?
      Eu nem comentei nesse POST sobre braço ser ou não parafusado porque, sinceramente na minha opinião, isso não faz tanta diferença assim.
      O que acontece é que existe uma tradição na confecção dos modelos de guitarra no assunto da fixação do braço.
      No geral, as guitarras modelo Les Paul são com braço colado e as modelo Fender com braço parafusado.
      Braço colado dá mais sustain às notas (continuidade sonora) e corpo ao som (encorpa, mais cheio).
      Braço parafusado dá pouco menos sustain (não tão perceptível), um som levemente menos grave, manutenção mais fácil.
      Mas isso só faz parte de um conjunto total que vai somar ao som final da guitarra (captador + madeira + braço colado ou não, etc.). NÃO SIGNIFICA que um é melhor que o outro! Significa que o tipo de fixação do braço vai auxiliar no timbre final da guitarra.
      Por exemplo, uma Fender Stratocaster possui braço parafusado. Mas isso é ideal, pois contribui para um som mais “agudinho” e estalado, característicos dela. Não é interessante colar o braço de uma Strato… Para uma Strato soar Strato, tem que ter o braço parafusado, entende?
      Escolhemos uma guitarra que mais tenha a ver com nosso estilo musical, com o tipo de sonoridade que gostamos, e consequentemente o braço vai ser parafusado ou colado.
      O fato da Strinberg CLP 79 vir ou não com braço parafusado não denigre o som total da guitarra. Provavelmente pelo braço ser parafusado ela possua um som mais agudo que a Shelter Nashville 300 com braço colado, mas no geral é uma guitarra interessante para iniciantes e creio que seja um bom custo-benefício. E dá pra tocar Green Day numa boa!
      Se tiver que optar, pese outras coisas, como o preço por exemplo ou qual delas você experimentou e gostou mais. Mas por causa de parafuso não tem problema.
      Beleza?!
      Abrç

  32. Luis says:

    Boa noite oGutiarrista, achei muito interessante seu artigo e esclarecedor não vi nenhum comentário sobre o peso de cada instrumento. Comprei a algum tempo atrás pela internet uma Les Paul da Epiphone nos Estados Unidos quando fui retirar fiquei surpreso com o peso da Guitarra (6,5Kg!!!). Obviamente os pesos variam em função do tipo de madeira mas considerando o conforto não valeria a pena incluir algumas dicas como complemento?

    • Olá Luís.
      Muito bem observado! As guitarras originais realmente são mais pesadas devido à madeira nobre empregada na confecção.
      No caso dessas do POST para iniciantes, não comentei porque geralmente o corpo dessas guitarras não apresenta tanto problema em relação ao peso.
      Mas fica sua dica!
      Beleza?!
      Abrç

  33. Clovis says:

    Boa tarde, adorei seu post, li tudo umas 2 vezes, pois quero muito aprender a tocar guitarra e estou nessa imensa indecisão em qual guitarra escolher…
    Sei que já está bem claro no tópico sobre o timbre e estilo de musica que cada guitarra pode proporcionar, porém para que não restem dúvidas, peço sua sábia ajuda:
    Gosto e pretendo tocar Metallica, guns, iron, ozzy.. e classics rock no geral.. pelo que entendi do seu post, a escolha certa seria uma Les Paul, ou uma strato com Humbuckers?
    Comprei de um amigo um amplificador meteoro demolidor fwg50, me fez um preço muito abaixo do mercado de usados e está em excelente estado..
    Obrigado e desculpe o texto tão longo, como li e senti em seu post muita propriedade no que estava dizendo, sua resposta será decisiva para a compra da minha primeira guitarra, pois não vejo a hora de começar a tocar!
    obrigado

    • Oi Clovis.
      Exatamente o que vc disse, e ainda diria que pelo estilo que vc gosta, uma modelo Les Paul viria a calhar. E lembrando sempre que essas guitarras do POST são legais para iniciar os estudos e até pra começar a fazer um som com uma banda de amigos. Beleza?! Abrç

  34. leonardo says:

    Ola , eu ja toco violao a uns sete vezes e to fod! Porem so toco musica q é tocada na guitarra e queria comprar uma para estilo metallica, led zeppelin, soad, slipknot, foo fighters, nirvana, iron maiden e etc. Estava pensando na guitarra shelter lp nashville 300 mas ainda nao tenho certeza ea faixa do preço n pode ultrapassar de 700 qual seria uma boa escolha para esses estilos

  35. Raíssa Lobão says:

    Adorei o post, me ajudou muito mas ainda resta uma dúvida. Ouvi falar que violões coloridos normalmente são feitos de madeira compensada, o que diminui a qualidade do som. O mesmo acontece com as aguitarras? A cor influencia em alguma coisa?

  36. Fabiana says:

    Preciso de uma ajuda, tenho um filho de 6 anos, ele quer uma guitarra, não sei qual comprar, pois acho todos muito grande para ele, teria uma guitarra menor pirem boa?
    Grata, Fabiana

  37. Isabela says:

    Gostaria de comprar uma guitarra e estou em duvida sobre qual comprar.
    Guitarra Elétrica Shelter Les Paul Nashville 2 Humbuckers ou Guitarra Elétrica Shelter Les Paul Nashville 2 Humbuckers ?

    Não sei nada sobre guitarras, mas gostaria de começar tocando músicas do slash

  38. Luã says:

    Quero comprar uma guitarra e estou de olha na Memphis mg 330, ela vem com 2 humbucker e um single, mais ponte floyd rose system preta, micro afinação, trava e Chave de 5 posições, 1 controle de volume, 1 de tonalidade. Porém não sei se essa floyd possui uma qualidade boa, é uma boa guitarra? Se não qual você me indicaria?
    Sei que é difícil indicar pois cada um possui um gosto, mas se ajudar eu pretendo tocar Iron, metallica, Black entre outros.

    • Olá Luã.
      A Memphis mg 330 é uma guitarra de bom custo-benefício. Pelo que já ouvi falarem, pois não testei uma ainda, a ponte floyd rose dela é boa e segura bem a afinação. Pra tocar os estilos que vc citou, ela esta a altura!
      Abrç

  39. Juliana says:

    Oi, que site bacana! Dúvida rápida e direta tagima ou squier bulet?

  40. Marcos Inácio says:

    sei que ela já foi indicada aqui para iniciantes, mas meu foco é principalmente tocar musicas do system ! Obrigado

  41. Marcos Inácio says:

    Olá boa tarde, queria agradecer as dicas, são muito boas por sinal, está de parabéns.

    e queria fazer uma pergunta, eu gosto muito de rock, principalmente de SOAD, meu irmão toca baixo faz mais de 10 anos, mas só agora me interessei a aprender a tocar guitarra.

    o que voce acha do modelo Guitarra Tagima Memphis New MG32 para iniciantes ? está na faixa de 300,00 R$

    Obrigado

  42. tiago says:

    ola gostaria de saber qual guitarra devo comprar para tocar coisas como led zeppelin,the who.ac dc .etc..mas também gosto de rock australiano como midnight oil etc..qual comprar

  43. Lucia says:

    Meu filho de 9 anos quer começar a tocar. Na loja me ofereceram uma VOGGA VCG608. É boa?

  44. Felipe says:

    Ó, sábio guitarrista, poderia conceder-me sua valiosíssima ajuda?
    Gostaria de começar a tocar guitarra, porém, tal minha falta de grana, não posso investir nada maior que 1000 reais. Certa vez acabei caindo numa guitarra que achei bem interessante: é barata e vem com afinador e mais umas coisinhas. Além de um homem de pouco dinheiro, também sou um homem sem experiência alguma com guitarras, e quando a esmola é demais até o santo desconfia. (não me lembro bem se o ditado é assim, mas você entendeu xD)
    Bom, poderia me dar sua opinião sobre esta guitarra?
    < mundomax.com.br/3000030030-guitarras/kit_guitarra_giannini_cubo_g6_afinador_sunburst >
    Se não achar legal, teria algum ideia de onde posso conseguir uma boa por um preço que caiba em meu pequeno bolso?

  45. Guilherme says:

    Cara,eu quero começar a tocar mas não sei tocar nada ainda,eu quero tocar tipo Guns’n Roses,AC DC,tenho medo de chegar na loja e não saber reconhecer se a guitarra é confortável ou não ou se o som é de qualidade,tem problema se a guitarra for do tipo special?
    Tem problema não ter amplificador no começo?O que é realmente necessário para que eu possa começar a aprender (os acessórios da guitarra eu quero dizer)

    E a propósito, excelente matéria.

  46. paola do couto braga says:

    queria comprar uma strinberg strato EGS 267 .vc acha que pode ser uma dessa para iniciantes

  47. jhonaton says:

    Olá! O que acha da tagima pr-100? É uma boa guitarra? Posso aproveita-la quando estiver em nível intermediário ou profissional?

  48. Bernardo says:

    Boa noite mestre.
    Gostei muito do seu blog, muito explicativo e vai direto onde a gente quer chegar: bom, bonito e barato.
    Não sei nada sobre guitarras, timbres, tablaturas, mas vontade é o que não me falta pra entrar nesse meio, pelo menos como hobby, já que não sou mais garotinho, pois tenho 31.
    Sempre gostei de rock dos mais variados: system of a down, nirvana, guns, slipknot, evanescence, u2, pearl jam….
    Mas sempre achei que meu ouvido estava no grunge, e quando vi o show do Alice in Chains fiquei doido. Escuto todo dia, procuro a história da banda…enfim, é um som que me agrada muito.
    Dei uma reparada nos detalhes do show deles no Rock in Rio e vi que eles quase sempre estando usando os modelos Les Paul, no máximo usam uma SG.
    E aí? Além de muito talento, como eu faço pra começar a tirar o som deles?
    Qual guitarra? Qual amplificador? Ou seria melhor um cubo?
    Queria tudo bem baratinho, se possível.
    Abraço, e também aguardo o post dos amplificadores.

    • Oi Bernardo.
      Bernardo, peço mil desculpas pela demora da resposta. Mas foi um bug aqui do blog que omitiu seu comentário. Vi ele agora.
      Muito bom gosto! Realmente tbm gosto muito dos timbres das bases do Alice in Chains.
      O guitarrista Jerry Cantrell usa instrumentos e amplificadores customizados. Com isso ele busca pelos timbres que lhe agradam. Ou seja, a sonoridade que se adapta a ele, não ele que se adapta à sonoridade.
      Nem sempre podemos fazer i$$o né… :D

      Mas podemos adquirir um equipamento que tire um timbre legal, que seja até possível brincar um pouco.
      Qual o valor que vc pensa em gastar?
      (Se quiser, podemos omitir o valor na resposta)

  49. Akronnis says:

    Caro amigo, levo uma vida estressante, tenho 43 anos e nunca toquei nenhum instrumento. Daí venho com 3 questões:

    1 – Está tarde para começar? 2 – Seria uma boa terapia para esquecer o stress do dia a dia? 3 – Qual sua opinião sobre a guitarra a seguir? É uma boa guitarra para iniciar? http://www.seiziguitars.com.br/seizi-vision-honeyburst/

    De já, agradeço a resposta e a atenção.

    • Oi Akronnis. Desculpe a demora, mas o fim de ano foi corrido.
      Akronnis, nunca é tarde pra começar e música é uma ótima terapia. Vale a pena vc começar hoje!
      As guitarras Seizi são do Tagima e são de boa qualidade.
      Beleza?!
      Abrç

  50. João says:

    Parabéns pelo blog! Dos melhores que vi. Vamos ao meu caso: sempre “arranhei” um violão. Tipo: a alegria da família nos churras! Nada além disso. E tava de bom tamanho. Agora, depois dos 40, deu a louca de aprender a tocar guitarra. E tudo isto, pq , ao comprar encordoamento pro meu Crafter, resolvi testar uma Gibson ! Fui abduzido pelo timbre encorpado. Ou pela lembrança do Page ( nem gosto muito do Slash, enfim). Testei ( isto é , atormentei os caras da loja durante alguns minutos, com um e outro riff que todo mundo que não toca acaba fazendo, rsrs) Depois, testei uma tal de PRS, mais cara, diga-se, e , quá…. Pro meu ouvido, e pro coração, o que bateu foi a Lespa. Aí vem a seguinte questão: como se trata de um hobby e, thank’s heaven, posso comprar uma, mal não vai fazer, mesmo que pra iniciante, certo?? A que testei era uma LPJ. Quase não achei nada sobre o modelo na net. As que vi, vinham com case. Esta, vendida numa loja, não vem com case… Achei estranho.
    a) É comum sem o case ?
    b) Como vou saber se ela não é uma cópia, tipo chinesa, como rola com violões, etc? Só o número do serial é suficiente? Enfim, ajude aí a este quarentão a beliscar a bunda do comodismo e tirar , de dentro dele, aquele velho roqueiro fã do led, Floyd, etc.
    c) recomendas?
    d) muito difícil começar praticamente do zero?
    e) tendo um bom professor, quantas aulas por semana ?( É pra hobby, minha área de atuação nada tem a ver com música)
    f)Uma horinha de treinamento, fora a aula, tá de boa?

    Diria o outro velhinho, hey hey ,my my / R´n´R can never die !

    • Oi João. Desculpe o atraso, mas estou sozinho por enquanto para cuidar das coisas na internet e o fim do ano passado foi correria… Agora vamos tentar responder mais rapidamente as novas perguntas.
      Mas vamos lá.
      a) É comum sem o case sim. Geralmente compramos separado.
      b) A Gibson LPJ é uma série especial de aniversário da Gibson. É interessante você ler esse artigo do blog: Gibson falsificada – como reconhecer? Que pode elucidar um pouco mais a questão. Essa é a figura de uma LPJ original:
      Gibson LPJ
      Observe os detalhes da guitarra. Outra coisa legal é fazer uma pesquisa no site da Royal Music, que é a distribuidora brasileira da marca, sobre os vendedores autorizados.
      c) Recomendo qualquer Gibson… :D
      d) Vai começar com uma ferrari hein! No início, é preciso ter paciência. O maior número de desistências são feitos no começo dos estudos, porque a música é uma linguagem e para dominarmos uma linguagem temos que encorporá-la, e isso leva um tempo. É preciso trabalho, esforço e continuidade. Mas, pra quem gosta, passa-se por cima das eventualidades e mira-se no alvo, que é poder se divertir tocando o que a gente gosta. E estamos aqui pra ajudar no que vc precisar e estiver ao nosso alcance.
      e) uma aula apenas por semana está bom, porque vc vai absorver o conteúdo na aula e praticá-lo em casa para firmar o assunto.
      f) Uma horinha por dia né?! Assim está bom. Se é que vc vai conseguir ficar só uma horinha e não vai esquecer do tempo… :)
      Beleza?!
      Boa sorte e abrç!

  51. Gustavo says:

    Ei Guitarrista vc acha que uma Epiphone Les Paul Studio WC seria uma boa guitarra para iniciantes?

  52. FUNIOR says:

    Boa tarde. Quero começar a tocar guitarra por hobby e estou procurando uma guitarra para principiantes. Um amigo meu em indicou esse kit: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501071262-kit-guitarra-eletrica-les-paul-completo-epiphone-amp-capa-_JM , vocês podem me dizer se é um bom investimento ? Minha idéia não é comprar nada profissional, mas também nada muito básico…

  53. MatthewAntunes says:

    Uma Guitarra Strato Strinberg EGS 216 seria um bom começo? muito bom o post

    • Oi Matthew.
      Sim, para iniciar os estudos é uma guitarra interessante. Dê uma olhada tbm pra ver se vc acha oferta$ com a Giannini GGX-1hh / atual G-102. Essa possui configurações semelhantes, mas vem com dois humbuckers.
      Beleza?!
      Abrç

  54. Olá , adorei , as dicas .. agora pude entender um pouco melhor , das guitarras .
    Bom eu gostaria de saber o valor dessaS :

    Tagim T 735 –

    Shelter nashville 300 –

    Eagle STS 002 –

    Gibson es paul –

    Cort G110 –

    Bem foram as que mais chamaram a minha atenção . Eu toco violão e agora , eu queria comprar uma guitarra pra mim aprender . Adoraria saber o valor dessas :) , e se você tem mais alguma dica pra mim , de qual eu deva comprar , gosto de bandas , como Iron Maiden , o guns’ N roses , Red Hot C , System O.A.D , CD/DC, Metallica , ..
    e qual amplificador seria bom ?
    é isso , obrigada , .. :D
    -Sirlene Oliveira

    • Oi Sirlene.
      A respeito de preços, é sempre bom estar pesquisando pois vc pode encontrar preços variados dependendo da loja ou até encontrar promoções. Se for comprar pela internet, é interessante vc pesquisar se lojista é de confiança. Prefira sites de lojas que realmente existam fisicamente.
      Pelo estilo q vc curte, uma guitarra modelo Les Paul ficaria legal. Uma Guitarra modelo Shelter Nashville 300 ou Strinberg CLP79.
      Beleza?!
      Abrç

  55. Jeronimo says:

    Valeu pela resposta.
    Andei pesquisando umas com humbucker como vc me sugeriu e achei essas duas guitarras
    GGX-1HH GIANNINI
    ( http://www.mundomax.com.br/3000030030-guitarras/guitarra_stratocaster_2_humbuckers_preta_ggx_1hh_giannini )

    Strinberg EGS 267
    ( http://www.magazineluiza.com.br/guitarra-strato-strinberg-egs-267-preta/p/2040728/im/iigu/ )

    Gostei delas porque cabem no bol$$$$o kkkkk queria saber qual o ponto positivo e negativo delas, vou começar a fazer aula na semana q vem e estou ansioso para comprar minha primeira guitarra hehe se tiver outra guitarra na mesma faixa de preço pra me sugerir só me avisar.
    Outra coisa, tenho um amplificador Oneal OCM 200
    ( http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-253/caixa-multiuso-oneal-ocm-200.html )
    queria saber é bom para estudar. E a pedaleira vai ser a ME-25 BOSS já da pra começar né?! :P
    Mais uma vez obrigado.
    (Mundomax apareceu mais uma vez acho melhor pedir um convênio mesmo kkkkkk)

    • Esse mundomax… :)
      Oi Jeronimo. Tudo bem?
      Ambas guitarras q vc citou são para iniciantes. A configuração dessas duas guitarras é a mesma em termos de madeira. A captação e as ferragens é que diferenciam. Na captação, essa Giannini tem dois humbuckers e a Strinberg um humbucker e dois singles, tradicional das Strato. Não sei a marca deles, mas geralmente guitarras nessa faixa de preço possuem captação e ferragens de qualidade não tão boas, mas suficientes para uma guitarra iniciante. Pelo que já ouvi delas, a GGX-1hh me pareceu um pouco melhor. Acho que nessa faixa de preços, a Giannini GGX-1HH possui bom custo-benefício.
      Quanto ao amplificador e pedaleira, vc está com um ótimo material pra começar a estudar.
      Beleza?!
      Abrç

  56. Jeronimo says:

    Quero começar a tocar guitarra mas não sei NADA ainda, queria saber qual seria a guitarra ideal para tocar power metal tipo Helloween, Stratovarius, Gamma Ray, HammerFall, Rhapsody of Fire, Vision Divine, etc.. me de uma luz haha

    Obrigado, ótimo site.

  57. Mateus says:

    Reformulando a minha pergunta, vale a pena treinar violão e guitarra ao mesmo tempo?

  58. Gustavo Fernandes Pereira says:

    Ei eu pretendo começar aprender a tocar daqui uns meses, gostaria da opinião de vcs, para a escolha da minha guitarra, quero tentar tocar musicas desde de Slipknot, a Linkin Park, obrigado pela atenção.

    • Oi Gustavo.
      As guitarras do POST que possuem um captador humbucker na ponte seriam mais interessante para os estilos que vc curte.Captador Humbucker
      Dê uma olhada nos modelos, pesquise o preço, e veja qual se encaixa mais pra vc.
      Beleza?!
      Abrç

  59. Cleverson Camargo says:

    Devo ter feito algo de errado, porque não achei o que eu postei alguns dias atras.
    Mas bem vamos lá.
    Eu estou querendo começar a aprender a tocar guitarra, gosto muito de blues, me indicaram a Tagima 3000 Blues o que você acha, eu teria mais opções dentro do mesmo preço e algumas mais baratas? Obrigado

  60. Mateus says:

    Parabéns pelo site.
    Estou querendo aprender a tocar guitarra e encontrei estas guitarras para canhotos

    http://www.mundomax.com.br/guitarra-canhota-str-1h2s-preta-escudo-preto-ggx-1h-lh-giannini

    http://www.musitechinstrumentos.com.br/p-3638/Guitarra-Strinberg-EGS-216-LH-WR-Canhoto.html

    http://www.musicalgrellmann.com.br/cordas/guitarras/guitarra-giannini-g100lh-preta.html

    qual você acha que vale a pena? e em relação as lojas, sabe dizer se vale a pena comprar em alguma destas?
    Até mais

    • Oi Mateus.
      Em termos de configuração as três são parecidas, mas eu ficaria com a do 1° link Giannini G-101 / GGX-1H – por causa do humbucker. O ideal seria testá-las para vc sentir qual é mais confortável e qual timbre te agrada mais.
      Infelizmente não conheço esses sites de vendas, então é melhor não opinar.
      Beleza?!
      Abrç

  61. pandaaaa says:

    Professor.
    tenho 25 anos e tocava bateria , mas agora depois de velho to com interesse em guitarras.
    voce acha que na minha idade ainda da pra aprender ou melhor deixar queto kkkk.
    valeu

  62. Rafael says:

    Olá parabéns pelo site, cara estou com umas duvidas, poderia me ajudar? Vou tocar na igreja então preciso de versatilidade eu acho, já toco há um ano. Estou com as seguintes duvidas, pegar Floyd ou não ai estou em duvida em alguns modelos e sugestões de modelo são muito bem vindas.

    Com Floyd:

    -Cort Viva Gold II
    -Yamaha RGX 220
    -Cort X6
    -Tagima Vulcan

    Sem Floyd

    -Cort Viva Gold I
    -Yamaha RGX 121
    -Alguma Ibanez

    Muito Obrigado.

    • Oi Rafael.
      Cara, com certeza eu ficaria com uma Cort com tremolo. Ou uma Ibanez, mas com tremolo… Sem tremolo não! :D
      Então: Cort Viva Gold II ou Cort X6 …agora que é hein. Se eu fosse vc, iria até a loja, testaria e escolheria entre essas duas. Tem que sentir na hora qual sonoridade das duas se encaixa mais para aplicação que vc deseja para a sua guitarra.
      Só minha opinião.
      Beleza?!
      Abrç

      • Quando você fala com trêmolo é com ponte flutuante e microafinação? ou com ponte fixa e só tremolo? tem sugestão de algum outro modelo legal nessa faixa de preço?

        • Ponte flutuante e micro-afinação.
          Essas Cort são legais.
          Já testou na loja?

          • Testei uma X1 mas não gostei muito, estou quase fechando uma LTD da Esp o que acha dessas guitarras? se essa não der certo acho que vou de viva gold mesmo.

          • Qual o código do modelo da ESP STD?

          • Cara peguei um LTD MH-50 muito boa a guitarra, agora estou em duvida em relação a pedaleira, testei uma G7 da Zoom o cara tá pedindo na faixa de 500,00 será que compensa ou compensa guardar a grana e pegar uma G5 ou me 70 ou até mesmo uma G3 ou line 6?

            Obrigado pela atenção.

          • Oi Rafael.
            Tem gente que odeia a Zoom. E tem os apaixonados. Eu tenho uma Zoom 3030 (velhinha, coitada) e gosto muito dos timbres dela e dos timbres da Zoom no geral. Na minha opinião, são timbres que não parecem plásticos ou artificiais.
            O preço (500) da G7 está bom! Só tome cuidado em comprar equipamento eletrônico usado da internet que pode vir com defeito. Mesmo que te deem garantia, pode ser um transtorno para trocar ou receber sua grana de volta. Se vc for comprar de um conhecido – o que é melhor – teste os pads, os botões (se estão funcionando direito), os jacks de entrada – usados costumam ter bastante problema de mau contato nas entradas de plug. Se estiver tudo ok, é uma boa compra, na minha opinião.
            Agora, tem gente que não se adapta ao timbre da Zoom e prefere pedaleiras da Boss. A Gt10 é uma opção.
            O pessoal fala muito bem da line 6, destacando-se a Pod x3 live. Eu ainda não testei, mas me parece que ela recebe grande aprovação de guitarristas.

            Tem duas coisas principais que desempatam nossas escolhas em equipamento: a 1ª é o ouvido (o som que te faz apaixonar quando toca) e a 2ª (e mai$ definitiva), o valor.
            Você já experimentou a Zoom G7, a GT10 da boss ou a Pod x3? Vá em uma loja e peça pra testar. De repente, dependendo do que vc gostar, vale a pena esperar ou não. Se não, embarque de G7 – obviamente se vc curte timbres da Zoom. Como disse, tem gente que gosta, tem gente que não…
            Beleza?!
            Abrç

          • Então cara estou com a Zoom G7 em casa é de um conhecido, ela esta bem nova e esta tudo funcionando certinho, só tenho medo de investir em algo ultrapassado e tal mas o timbre dela me agradou apesar de não ter testado GT10 ou Pod live XT, ou gostaria de saber se compensa guardar a grana e pegar outra, achei boa a G7 só estou em duvida se vale o investimento, ou se compensa guardar a grana e pegar uma melhor com processador mais novo tipo g5 ou até g3 ou as boss qual a sua opinião em questão dessas diferenças e também em diferenças das marcas zoom, boss e line 6, muito obrigado

          • Oi Rafael.
            Ao meu ver, os equipamentos não ficam ultrapassados, pois hoje em dia os timbres ideais de guitarra são aqueles que simulam ou rememoram timbres vintage ou antigos. Então creio que o timbre esteja mais para o que um guitarrista consegue tirar de melhor de seu equipamento.
            Eu tenho uma Zoom 3030 por exemplo e tiro timbres muito legais dela, apesar de ser um equipamento bem velho e ultrapassado, se comparado ao que temos hoje no mercado. E ouvi muitos olharem meio torto pra essa pedaleira e dizer: “Zoom cara?!… Não gosto dos timbres da Zoom…”. E muitos não gostavam, até ouvirem algumas regulagens que fiz na minha 3030 e mudarem de ideia.
            E timbre é questão de gosto. Não posso te falar qual “a melhor” para comprar porque vai do seu ouvido e pegada.
            Todas que vc citou são boas. As diferenças são sutis e abstratas e só testando com bastante atenção e sentindo a qualidade dos timbres que vc poderá responder a vc mesmo qual a melhor pra vc.
            Beleza?!
            Abrç

  63. christian valino says:

    olá tudo bem?
    eu estou em duvida entre a Gibson les paul e a Gibson SG,as ambas já testei mais to em duvida
    pode me ajudar sugerindo a melhor entre essas duas
    grato!!!!!!

  64. Ricardo says:

    o que vc sugere: uma giannini GGX1-H e uma pedaleira ou um ampli ou uma guitarra pacifica ou squier. Ambas são quase o dobro do preço más lendo as características parece que são feito dos mesmos materiais. Se eu comprar só a guitarra eu iria ligar em amplificador comum ou pelo notebook. E aproveitando, obrigado pelo site/blog/youtube kkk muita coisa legal !

    • Oi Ricardo. Obrigado pelos elogios!
      Eu tenho uma Squier japonesa. Dessas que vc citou, eu prefiro a Squier. Só a captação dela que deixa um pouco a desejar. Mas a Squier que vc tá falando eu não sei se é japonesa, ai não vou saber opiniar se é boa. Pelo que ouço dizer, as que são feitas em outros países não mantém o mesmo esmero da fabricação japonesa.
      Se vc fizer a 1ª opção, qual é o amplificador?

  65. Matheus Augusto Bizari says:

    Professor , comprei uma guitarra Epiphone LES PAUL SPECIAL II , uma caixa amplificada meteoro 20 watts rms . Sou iniciante , eu estava em duvida entre a epiphone e a Gold , fiz a compra certa , a Epiphone é uma boa guitarra….

  66. Pingback: Guitarra online virtual | Portal do Guitarrista e da Guitarra - Evaldo Devellis

  67. Thiago says:

    Muito Obrigado Guitarrista…. vou seguir os seus conselhos!

  68. Rodrigo says:

    Muito bom o site, estou aprendendo bastante.
    Estou comprando minha primeira quitarra, e pretendo comprar a SX SST62 com corpo em Alder, 3 single e escala em Rosewood, é uma boa guitarra para iniciante? gosto de Dire Straits, Guns, Santana…
    Obrigado.

    • Oi Rodrigo.
      É uma guitarra legal pra iniciante sim. Timbre limpo dela é bem legalzinho. Dá pra tocar rock nela numa boa.
      Essa Strato possui os tradicionais 3 single coils. Se quiser mais peso no som, uma guitarra que tenha um captador humbucker na ponte é sempre bem vinda. Mas com essa q vc falou dá pra tirar um som legal tbm.
      Beleza?!
      Abrç

      • Lucas says:

        Cara, essas duas que eu citei inicialmente são as que eu JÁ estou usando emprestadas. A Shelter é HSS e a Crafter é SSS. Mas, não são minhas.

        Tenho que comprar uma OUTRA e como possibilidades de compra, estão as guitarras abaixo:

        1) Ashland by Crafter “Bulls Eye” (HH) – Usada

        2) Benson Steve Vai Series (HSH) – Nova
        O que me dizes desse modelo da Benson que é similar às RG da Ibanez??

        3) Epiphone SG Special (HH) – Usada
        Devido ao preço, a Epiphone seria a menos cogitada, apesar de não estar descartada. Falando nisso, volto a perguntar, quanto vale uma Epiphone dessas usada em média?

        Obrigado!

        • Oi Lucas.
          Dessas duas, ficaria entre a 1) e a 3), na sequência. A 3) Epiphone possui corpo em mogno, que dá mais peso que o Maple da Crafter – e que possivelmente é o que encarece o valor. Mas a Crafter é uma opção legal também. Para desempatar, teria que testar as duas, coisa que infelizmente ainda não tive a oportunidade de fazer.

          Para quem não sabe e estiver lendo, a Epiphone possui uma parceria com a Gibson onde a marca Epiphone seria um tipo de “segunda linha” da Gibson. São boas guitarras. Não são uma Giiiibson… Mas são boas. :D

          Não sei sobre o preço da SG Epiphone usada Lucas. Dá uma olhada no Mercado Livre que é possível se ter uma ideia.
          Beleza?!
          Abrç

          • Lucas says:

            Olá!

            Esse braço parafusado dessa Epiphone dá uma equilibrada no timbre né? E quanto ao tipo de ponte? A ponte fixa não ia dar uma “engessada” no som? Uma alavanca eu acho legal…

            Outra coisa, não tiro um som tããão pesado assim. Inclusive são mais melódicos…

            Terias alguma outra sugestão de guitarra pro meu caso?

            Abraço!

            Obrigado mais uma vez.

          • Oi Lucas.
            Não necessariamente a guitarra tem que ter alavanca. Ela é mais um recurso que vc pode utilizar. Ai vai do gosto pessoal do guitarreiro.
            Poderia sugerir outras sim. Qual o valor que vc pretende investir? Se não quiser postar o valor aqui, pode mandar pelo formulário de contato.
            Abrç

  69. Sérgio says:

    Entendi, Guitarrista.

    Mas, veja: você, considerando seus gostos pessoais, compraria uma pacifica 012 ou alguma das outras que mencionou acima?

    Tô tranquilo com a Pacífica, posto que não sei absolutamente nada (até o momento, rs)? Da pra aprender bem e tirar um som legal daqui uns meses?

    Fiquei apx nessas modelos “gibson”, especialmente a preta c/ escudo branco…

    Vlw!

    • Oi Sérgio!
      As guitarras do POST são todas indicadas para iniciantes. Qualquer uma é eficiente para começar a estudar. Eu dei opções diferentes por causa de algumas variações entre elas, como preço, gosto por determinado modelo. Uma das guitarras que pessoalmente testei e gostei foi a Tagima T 735: timbre legal, mantém bem a afinação, braço confortável. A questão é que há outras guitarras do POST mais baratas que essa e talvez a pessoa que vai comprar sua primeira guitarra prefira outra por causa do preço. Então são sugestões e opções variadas que atingirão a mesma meta: comprar uma guitarra não muito cara, boa ou razoável para começar a estudar. Essa é a intenção do POST.

      Respondendo outra pergunta sua: se eu fosse iniciante, compraria sim uma Pacífica, sem problemas. Isso se eu fosse iniciante. Quando você já tiver com algum tempo de estudo, você vai optar por outras guitarras. Guitarras que possuam um timbre (sonoridade) aprimorado. São guitarras para iniciados, e não para iniciantes, que é o caso do POST. São guitarras na faixa de preço de + ou – de 4 a 5 mil reais (para cima). Seriam guitarras originais. A diferença é a madeira, a captação, a construção, o modelo, etc. Exemplos: uma GUITARRA IBANEZ RG2570 custa por volta de 6.500,00. Uma Gibson Les Paul original varia de 6.000,00 a 12.000,00 reais. Já pensou um iniciante pagar isso numa guitarra? E depois, se ele descobre quando atingir um certo nível como guitarrista que não é bem o “modelo da vida dele”? Entende? Se tiver nadando na grana, tudo bem né… (rs). Mas geralmente começamos com um modelo bem simples, mais barato (porém suficiente para estudar) para depois escolhermos com mais consciência um modelo ideal, ai baseado numa experiência adquirida com o tempo. Fora isso, muitos guitarristas avançados preferem mandar fazer suas guitarras em um Luthier ao invés de comprar numa loja. Ai se pode escolher qual madeira empregar na construção, qual modelo, qual captação, ou seja, personalizar a guitarra. Também já vai uma graninha ai…

      Concluindo, sua Pacífica 012 está ótima para iniciar seus estudos. Depois, com mais experiência vc poderá optar por uma guitarra que se enquadre melhor no perfil de guitarrista que vc irá desenvolver.
      Beleza?!
      Abrç e disponha!

      • Sérgio says:

        Cara,

        Obrigado pelas respostas!

        • Beleza Sérgio! Mantenha contato! Abrç

          • Lucas says:

            Cara, então, alguns posts acima eu te perguntei sobre qual guitarra comprar. Comprei um cubinho bem simples e uma pedaleira da Zoom. Ainda não comprei a minha guitarra, mas, arrumei uma Shelter USA California Standard e uma Cruiser da Crafter, ambas Strato. O que me dizes delas?

            Como pretendo comprar uma, queria saber o que tu achas da Epiphone Special SG? Será que vale 600 mangos usada? Qual o tamanho da diferença que vou sentir?

            E uma Cruiser Circle Strato da Crafter (http://todaoferta.uol.com.br/comprar/guitarra-cruiser-circle-pintura-estilo-zakk-wilde-QJ47S5XRWC), aquela com o desenho “Bulls Eye” do Zakk Wylde, sabes de alguém que tenha uma usada ou nova?

            Abraço!

          • Oi Lucas.
            As duas primeiras possuem humbucker na ponte? Sabe a numeração dos modelos?
            Dessas q vc citou, à princípio eu ficaria em dúvida entre a Epiphone e a Crafter modelo Zakk Wylde. Apesar de não ter tocado em uma, a modelo Zakk W tem tremolo bar e prefiro. Ai tem que testar primeiro.
            Infelizmente não conheço ninguém que tenha uma usada. Se conhecesse gostaria de testar. Fiquei curioso agora… rs
            Abrç

  70. Sérgio says:

    Guitarrista, beleza?
    Não sei pn de música e de guitarra, mas vou aprender.

    Comprei uma Pacífica 012. Não entendi o que você falou acima a respeito dela. O que seria um som mais “médio”?

    Ela é boa para tocar algo mais voltado para o Blues? Tipo o do BB King?

    Obrigado! Muito boa sua ajuda aos iniciantes!

    • Olá Sérgio.
      A Pacífica é modelo Strato. Se não me engano, ela possui:
      * Um captador humbucker na ponte: http://oguitarrista.com/blog/wp-content/uploads/2012/08/captadores.jpg
      * Mais dois captadores single (dois desses): http://oguitarrista.com/blog/wp-content/uploads/2012/08/captadores.jpg

      O timbre dela, diria, tende a ser menos “encorpado” (menos “peso”) que as guitarras com dois humbuckers (veja acima no POST sobre os captadores), tipo as modelos Les Paul, devido aos captadores e à madeira (aí depende da madeira empregada na fabricação). Por isso disse médio. Temos o médio, grave e agudo, não é? O realce de frequência do instrumento guitarra (no geral) está nas frequências médias, porém dependendo do modelo, ela realçará também algumas frequências circunvizinhas para o grave ou agudo. Conforme você for progredindo em seu aprendizado, seu ouvido começará a notar diferenças sonoras entre as guitarras. Com o tempo você vai detectar se é uma Strato ou uma Gibson sendo empregada num solo, por exemplo. Aí, provavelmente sua guitarra será uma outra, mais específica para a musicalidade que você vai adquirir.
      É possível você tocar BB King e qualquer outro som na Pacífica 012 sim, mas sempre lembrando que essa guitarra é para iniciante, ou seja, é para você começar a estudar. Por enquanto, sua guitarra está de bom tamanho!
      Beleza?!
      Abç

  71. Thiago says:

    Olá, parabens pelo post, me ajudou bastante a entender mais sobre guitarras.
    Toco violão e estou querendo aprender guitarra e estou em duvida entre esses 2 kits:
    1 – Guitarra Condor rx 20s + amplificador onerr 20tu – R$ 500,00
    2 – Guitarra Eagle strato st 001 + Amplificador Moug GS20 – R$ 300,00

    Na sua opniao qual compensa mais? lembrando que os 2 são usados, mas em bom estado.

    Muito obrigado

    • Obrigado Thiago!
      As guitarras Condor também são uma boa escolha para o iniciante. Ela é parecida em termos de qualidade de som com a Eagle. A diferença vai ser pessoal. Já testou as duas pra sentir qual vc gosta mais? Porque vai ter o lance da “pegada”. Talvez vc goste da tocabilidade de uma mais do que da outra.
      Os amps: os dois com 20 watts de potência. O Moug é possível se estudar nele, mas acho meio fraquinho de timbre. Dos dois prefiro o onner.
      O kit 1, na minha opinião, é o melhor. Mas é vc que vai escolher, então se possível teste os dois kits antes de comprar. Como vc já toca violão, teste com uns acordes e sinta qual vc acha mais legal pra poder juntar informações e fazer uma boa compra.
      Beleza?!
      Abrç

  72. Pingback: Nome das cordas do violão e da guitarra | Portal do Guitarrista e da Guitarra - Evaldo Devellis

  73. Mauricio says:

    Parabéns pelo post, amigo. Sou baterista e estou iniciando na guitarra. Seguindo sua dica, decidi pegar um modelo strato, com 2 caps single e um humbucker, justamente por ser bem versátil. O que vc diz sobre a Tagima 736 Special, que possui essa configuração (achei uma nova aqui na minha cidade por um preço bem interessante)? Ou é melhor pegar um modelo de outra marca, como a Eagle SST2 que vc mencionou (a Cort G110 é difícil de achar e é mais cara). Obrigado!

    • Eu conheço a Tagima T 735. Já testei. Tem um timbre legal e a afinação se manteve muito bem. Essa 736 ainda não conheço. Vc já testou a Tagima 736 Special e a Eagle SST2? É bom vc comparar os timbres, afinação, e conforto delas.
      Ao meu ver, a princípio ficaria com a Tagima 736 Special, partindo da referência da 735 q conheço e a qualidade das guitarras Tagima x Eagle, nessa faixa de preço. Mas é bom vc testar, tirar a dúvida sonora e com base nas dicas fazer sua escolha.
      Beleza!
      Abrç

  74. kaio.a7x says:

    Já toquei, percebi o som da Nashville e achei relativamente melhor, talvez seja pelo fato de ter o neck colado e não parafusado. Mas eu sei que tem outra guitarra da Shelter que é a SG SX que vem com um case, ai fico louco não sei a diferença das duas, ou se só acrescenta o case , ela é mais cara e não sei o seu som. o som das LPs é bastante bonito, senti também que ela era um pouco mais pesada pesa que a SG. Então queria tocar o minhas bandas preferidas Iron Maiden, Pantera, Led Zeppelin, Avenged S, Judas Priest, Ozzy, um B.B King, e entre a SG e LP, tô mais levado pro lado da LP, Mas ainda acho SG bastante linda. Devo realmente continuar na nashville? Sabendo que esses são meus gostos musicais.
    Valeu brother. \m/

  75. kaio.a7x says:

    Olá. Cara eu tô pesquisando qual guitarra comprar a quase um ano.
    Já troquei de modelos varias vezes, mas sempre segui um padrão. Procuro uma guitarra que os captadores sejam humbucker, pois eu viso tocar sons mais pesados e com distorção, mas sem deixar de lado o clean, um blues. Vou comprar a minha, próximo mês, e estou em duvida entre 3 guitarras;
    *Shelter – LP nashville 305 (sou apaixonado por LPs e SGs. nos fóruns que visitei sempre disseram que ela é muito boa pra iniciar, que o seu timbre e o sustein são bons.)

    *Shelter – SG detroit (Acho ela muito linda, e queria saber se tem diferença entre ela e a Shelter lespaul, nos captadores, no som)

    * Ibanez – SG Gax 30 (Nos foruns que fui sempre diziam que era cilada, porque a linha dessa guirarra é a GIO que a qualidade dela é inferior)

    A duvida me segue, mas é estou de olho na nashville, mas queria saber de sua opinião,
    a diferença delas, no som, hardware. Lembrando que eu quero tocar Metal, e Hard Rock,

    Desde já te agradeço. Valeu e abraços. \m/

    • Beleza Kaio.
      Cara, entendo sua dúvida, eu também ficaria… Você deve se amarrar no visual da Detroit né? Eu também…
      Poisé, mas pelo que você falou cara, a sua guitarra é a Nashville modelo Les Paul, pra rolar um clean legal, um blusão e tal. Na Detroit também róla, mas a Nashville tem mais a ver por causa de um realce nos timbres graves que a modelo Les Paul vai te dar.
      Minha opinião. Vc já tocou em ambas pra sentir?
      Fica a dica. Beleza?!
      Abrç

  76. Henrique says:

    Amigo qual a melhor guitarra a Guitarra Tagima Memphis Mg330 Com Floyd Rose ou
    Guitarra Tagima Memphis Mlp 100 Les Paul ?

    • Oi Henrique.
      Então, observe as dicas do POST. Veja que essas duas guitarras são até bons exemplos para aplicarmos a matéria do POST:
      * A Tagima Memphis Mlp 100 Les Paul – Observe que é um modelo Les Paul. Essa guitarra é legal para blues, rock clássico, rock pesado, mpb e um “jazzinho” rola de leve nela também (uma Les Paul preza por timbres graves que podem ser usados nesses estilos, quando usamos o captador do braço). A ponte é fixa.
      * A Tagima Memphis Mg330 – Já é uma cópia de modelos de guitarra para quem gosta de velocidade e estilos de rock como o hard rock, por exemplo. São cópias que relembram uma Jackson ou uma Ibanez tipo as modelos RG da Ibanez. Possui alavanca.
      As duas são para iniciantes e, no caso, ambas estão de bom tamanho para iniciar.
      Aí não é questão de qual é melhor e sim, qual modelo você mais se identifica.
      Pense no que falei e dá uma olhada no POST de novo. Talvez na parte do POST que fala sobre “ALGUNS EXEMPLOS DE BANDAS E QUAIS MODELOS DE GUITARRA USAM” possa te ajudar a escolher.
      Qualquer dúvida, escreva.
      Beleza?!
      Abrç

  77. Michael Douglas says:

    oi gostei muito desse tutorial sobre a primeira guitarra eu toco violão a uns 3 anos e 1 a 2 vezes guitarra por mês (e já estou muito acostumado com guitarra) de um amigo já q não tenho so q meu pai no final do ano vai comprar so q tem um problema tenho 15 anos e deste muito pequeno muito mesmo sempre gostei da flying-v e da explorer as duas da Gibson so q estou muito em duvida entre as duas e queria saber as vantagens e desvantagens das duas, qual a melhor e se da ou não de algum jeito tocar a flying-v sentado e como.
    Ps: desde q me lembro sou muito fa de heavy metal e outros ritmos muito pesados ao me dar estas informações le em consideração isso q acabei de escrever.

    • Oi Michael.
      Cara, não tem muito o que falar. As duas são excelentes guitarras.

      A flying-v original, feita de madeira korina, tem o “peso” do som Gibson mas o peso em gramas menor, ou seja, além de você poder fazer um som pesadão ela é mais leve quando colocamos a tiracolo. O modelo dela é inovador e foi criado numa época na qual artistas buscavam um estilão inovador no visual das guitas. Hendrix usou uma.
      Outra coisa, é bom observar se você quer com alavanca ou não. Algumas flying-v possuem ponte com micro-afinação e alavanca.
      Só tocar sentado acho meio complicado, porque você vai ter que colocar o V em uma das pernas pra apoiar. Ou sentar com a correia a tiracolo e usar as pernas só como apoio pra guitarra não ficar deslizando.

      A Explorer, também criada em época próxima a Flying-v, tem como madeira original mogno e humbuckers da Gibson… Som duka! Me parece (não tenho certeza) que Explorer com alavanca só em algumas edições limitadas. Isso seria um problema pra mim, porque gosto de alavanca. Outra coisa é a posição da chave seletora de captadores da Explorer, fica numa posição que “eu” acho desconfortável. Gostaria que a chave fosse próxima dos botões de volume e tonalidade. Pode ser que para vc não tenha problema.

      Ambas fazem um som pesadão, ideal pra rock (aliás, construíram a história do rock), possuem um design bem exótico e são clássicos indiscutíveis da guitarra.
      Acho só que você deve tocar nelas antes de comprar. Ouvir qual você mais gosta. Sentir se não estranha o formato delas, pois o corpo delas é bem diferente dos corpos-padrão de guitarra que a gente conhece e você pode sentir diferenças. Não que você vá sentir desconforto, mas PODE sentir e não gostar de algum modelo, ou gostar dos dois, por isso é bom testar.

      Fique atento nesses lance de design, porque em termos de som, as duas detonam.
      Abrç

  78. Daniela says:

    http://www.walmart.com.br/produto/Instrumentos-Musicais/Guitarra-ST/Eagle/338573-Guitarra-Stratocaster-STS001-Eagle-Vermelho
    Sempre tive vontade de comprar uma guitarra, essa é boa para iniciante? Se sim, quais os acessórios preciso comprar pra ela? Vale salientar que quero aprender a tocar e apenas em casa, para mim mesma.
    Obrigada.

    • Oi Daniela.
      Olha, é uma guitarra realmente pra quem está iniciando seus estudos. É boa para o começo.
      Fora a guitarra, você precisa de um cabo para a guitarra com plugues P10 e um amplificador. Aí, você liga uma ponta do cabo na guitarra e a outra no amplificador.
      Geralmente a gente toca a guitarra com palheta, mas utilizamos dedilhado sem palheta muitas vezes também. E uma capa (ou bag) para guardar sua guitarra seria interessante.
      Então, resumindo:
      - guitarra
      – amplificador
      – três acessórios: um cabo para guitarra P10, uma palheta (fina), uma capa (ou bag de guitarra).

      Isso é o básico para começar.
      Ok?!
      Abrç

  79. Márcio K. says:

    Dicas excelentes. Vi em alguns sites, pessoas com essa dificuldade de escolher com qual guitarra começar. E o povo indica umas guitarras não muito a ver.
    Eu comecei com uma Memphis Mg130, e apesar dela ser de micro-afinação, eu gostei demais, e aprendi todo o funcionamento (claro que quebrei cabeça pra aprender.)
    E hoje quase 2 anos que a tenho Quero uma de ponte fixa, e essas dicas, vão me ajudar mais e mais. Pois praticamente sou iniciante ainda.

    Um abraço.

  80. Pingback: Marcas de guitarras brasileiras | Portal do Guitarrista e da Guitarra - Evaldo Devellis

  81. Rodrigo Lima says:

    Bom Evaldo,

    Antes de comprar uma guitarra li seu artigo e curti bastante. Não comprei nenhuma das mensionadas , mas uma próxima , a Tagma T635. É usada mas está muito conservada.

    Como não sei muito de instrumentos elétricos gostaria de te consultar sobre um ponto. Quando ligo a guitarra no amplificador (Meteoro de 30 w) fica um chiado no fundo que só para quando encosto a mão. O cara que me vendeu disse que é normal, gostaria de saber se é realmente? Tem algo que se possa fazer para melhorar? É captador, troco por qual? Se puder me ajudar, fico grato.

    Muito bacana a matéria…

    Abraço

    • Oi Rodrigo!
      Obrigado pelo elogio!
      A guitarra que vc comprou possui captadores single, que naturalmente possuem chiado, principalmente quando ligamos o drive ou distorção.
      Mas se o chiado for muito forte, pode ser problema de aterramento. O ideal aí seria procurar um luthier pra ele dar uma verificada interna e tentar eliminar o ruído.
      Beleza?!
      Abrç

  82. Conversador says:

    alguém já viu falar das guitarras Condor gostaria de saber um pouco sobre elas?

  83. Frank says:

    Cara, teu blog está muito legal.

    Só falta um tópico sobre amplificadores. Se você fizer como esse que fez para guitarras, sugerindo e analisando alguns modelos, ficará perfeito! Abraço!

  84. Hebert says:

    Boa tarde.

    Pretendo aprender a tocar guitarra e queria saber algumas coisas a respeito.

    É possível “iniciar” sozinho ? apenas buscando video aulas na internet, lendo a respeito e etc ? ou um professor é mesmo preciso logo de inicio ?

    Acha este um bom modelo para iniciantes ?

    http://www.playtech.com.br/Kit-Guitarra-Washburn-Kirk-Hammett-+-Amplificador-+-Acessorios—Preta-27826.aspx/p

    Obrigado.

    • Olá Herbert!
      É possível sim aprender a tocar online, porém é necessário organização pessoal para os estudos.
      A internet tem muita informação, porém se a informação não conduzir o estudante de uma forma progressiva pode vir a prejudicar o aprendizado, pulando etapas de um bom aprendizado e, consequente, trazer inconsistências que farão o aluno desanimar.
      Pensando nisso que fiz a vídeo-aula 01 e estou trabalhando na vídeo-aula 02, que trazem um aprendizado progressivo e gradativo. É o mesmo método que uso com meus alunos. Por isso as aulas são dadas bem devagar, como se o internauta estivesse presente em minha sala de aula. Se se interessar, veja as aulas gratuitamente nesse blog, acessando pelo menu do topo da página.
      Você pode aprender em vários outros sites também, porém procure sites que te ensinem de forma gradativa. Não adianta pular fases do aprendizado porque daí não vai funcionar.

      Esse kit do link que me passou é um bom kit para iniciantes. Dá para estudar tranquilamente com ele.
      Beleza?!
      Abrç

  85. Elgen Júnior says:

    Boa noite, A Eagle STS 001 é muito pior que a STS 002 ou serve para começar também. Toco violão, nível intermediário e quero iniciar na guitarra. Abs.

    • Oi Elgen!
      Me parece que a 001 possui três captadores single e a 002 possui dois captadores single e um humbucking, o que já dá mais peso ao som e menos chiado. Acho a 002 melhorzinha.
      Beleza?!
      Abrç

  86. Tales says:

    meu prof. de guitarra falou pra mim que a strinberg e a shelter sao de péssima qualidade, ele falou que toda guitarra precisa ter uma certa distancia entre os trastes ,e a strinberg nao tem!(segundo ele) ele me recomendou ou uma SX ou uma Cort. alguem sabe uma les paul que esta entre 600 a 700 destas duas marcas ?

    • Olá Tales.
      Seu professor tem razão… Até certo ponto, em relação a esse POST pelo menos. Esse POST aborda marcas de guitarra para quem realmente está no começo do aprendizado e quer obter sua primeira guitarra sem gastar muito. A Strinberg e a Shelter se encaixam nessa opção. Uma Les Paul da SX ou Cort já está mais para um nível intermediário.
      Dessa duas que você citou, a melhor (pra mim pelo menos) é a Cort. A linha Les Paul da Cort é a linha CR. A mais em conta é a CR 100 que creio deve estar entre 900,00 a 1.000,00.
      E aguardemos também outras opiniões dos usuários para complementar ou tentar te ajudar nessa dúvida.
      Boa sorte!
      Abrç

  87. thiago says:

    ola amigo gostei muito de seus comentários.

    cara ganhei uma Epiphone Zakk Wylde estou começando agora tocar em guitarra, essa guitarra e boa para iniciante ?

    • Olá Thiago.
      Ótima para iniciantes! Essa Epiphone possui um belo acabamento, uma sonoridade bem interessante e provavelmente vai te acompanhar por um bom tempo, até pelo menos você chegar em um nível intermediário como guitarrista.
      Belo presente!
      Abrç

  88. Ascanio Abraao says:

    BOA NOITE CARO AMIGO. OLHA EU SEMPRE FUI APAIXONADO POR GUITARRAS, SO QUE EU N SEI NEM TOCAR, MAS VOU COMPRAR UMA E ENTRA PARA AULA DE MUSICA, QUAL SERIA A ADEQUADA PARA MIN?

    • Ola Ascanio.
      Olha, como você vai iniciar, qualquer uma do POST seria uma indicação. Ai vai depender do modelo que você vai optar pela suas escolhas musicais, tipo observe as bandas ou artistas que curte e opte por um modelo similar. Basicamente o POST cita esses exemplos de modelo:

      As modelo Stratocaster > Modelo Stratocaster

      As modelo Gibson Les Paul > Modelo Gibson Les Paul

      E as modelo Gibson SG > Modelo Gibson SG - uma

      Nessa faixa de guitarras para iniciantes, eu indicaria a Tagima T 735 (é uma guitarra modelo Stratocaster): bom timbre stratocaster, segura bem a afinação, belo acabamento.
      Lembrando que essas guitarras são para o início dos estudos e para quem procura bom custo-benefício.
      Beleza?!
      Abrç

  89. Lucas says:

    Olá! Brother, estou pensando em começar a tocar guitarra, porém, no violão toco ritmos variados, normalmente não tão “pesados” e com mais “sentimento” e menos “fritadas”… mais estilo “Slow hands” (Clapton, hehe) se me entendes…

    O problema é que sou fissurado no visual dos modelos SG, como essa Shelter Detroit aí… inclusive foi por causa dela que descobri o site.

    Agora tô nesse dilema: Uma Strato eu não curto muito o visual, mas, talvez seria o ideal pro meu estilo, enquanto que o visual da SG eu curto, mas, não sei se teria a sonoridade ideal…

    Outra coisa, estou pensando em comprar um pedal de Delay, me recomendas alguma coisa?

    Por enquanto vou tentar tirar um som numa caixa multiuso mesmo, mas, pra um futuro próximo, tens algum cubo a sugerir?

    Se possível, responder pro meu e-mail também.

    Obrigado!

    • Olá Lucas!
      Realmente para um som mas Clapton seria interessante um modelo Fender. Aí você vai tirar os timbres mais parecidos. Mas nada impede de você também tocar numa SG, que inclusive foi criada na época para competir com o visual dos modelos Fender. Porém… Aqueles timbres agudos são característicos da Fender mesmo. Então, apesar do visual, pro tipo de som que deseja teria que ser a Stratocaster mesmo.

      Quanto ao pedal de Delay, recomendo o Digital Reverb RV-3 da Boss. Ele possui uma gama de delays e reverbs em conjunto. Com certeza um dos melhores do mercado.

      Quanto ao amplificador, fique em contato que estamos preparando uma matéria especificamente para o assunto. A demora desse POST sobre amplificadores é que estamos preparando uma nova filmadora e entrando em contato pra fazer uma entrevista com pessoas que vão dar dicas bem interessantes sobre esse equipamento.

      Obrigado pelo comentário.
      Abrç

  90. Felipe says:

    Olá,

    Belo artigo!

    O que você acha da Ibanez GRX40 como primeira guitarra?

    Grande abraço!

    • Oi Felipe!
      Eu nunca toquei em uma da linha GRX, mas já ouvi pessoas tocarem e achei um som bem legal, bom timbre, boa afinação, sonoridade bem equilibrada de agudos, médios e graves. Só faltaria “pegar” em uma mesmo para eu sentir o conforto dela. Uma boa guitarra para iniciante.
      Eu até diria que uma ótima guitarra para iniciante. Essa e todas que citei no POST acima…
      Eu falo isso porque no meu tempo, achar a qualidade que vemos hoje em guitarras de preço mais ace$$ível para iniciar o aprendizado era impossível! Minha primeira foi um “pau véio” com umas corda esticada que me venderam dizendo se chamava “guitarra”…
      É lógico que no futuro conforme vc for se aperfeiçoando, vc naturalmente vai querer outros timbres e vai começar a sacar mais alguns lances de qualidade e tal. Mas essa guitarra vai servir por um bom tempo pra quem está iniciando.
      Beleza?!
      Abrç

  91. Gabriel says:

    oi! estou em duvida entre uma Shelter Detroit 300 (que pessoalmente acho mt linda) e uma Shelter Nashville 300, vi uns kits q parecem bons mais ñ entendo, quais delas é uma boa compra? thttp://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481575671-kit-guitarra-sg-shelter-amplificador-afinador-capa-palhetas-_JM
    ou
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-483960728-kit-guitarra-les-paul-shelter-c-amplificador-e-acessorios-_JM

    • Oi Gabriel!
      As duas são legais. São modelos similares. No formato original, a Gibson criou esse modelo SG pra tornar o visual da Les Paul mais moderno e competir no mercado (obs.: O Les Paul não gostou muito… hehe). O modelo Les Paul tradicional (Shelter Nashville 300) possui câmara de ressonância e a modelo SG (Shelter Detroit 300) é totalmente de corpo sólido.
      No meu gosto, eu queria as duas né… kkk. Mas se for para escolher a primeira, escolheria a Shelter Detroit 300.
      Aí, vai do seu gosto.
      Beleza?
      Abrç

  92. matheus possebon says:

    olá,eu eu queria saber quanto custa um amplificador.Eu vi um por RS 150,00 mas acho que não é de boa qualidade

    • Depende de vários fatores, como:
      * Potência: um amplificador até 30 watts tem baixa potência. Só vai dar mesmo pra estudar com ele. Se vc quiser fazer shows, tem que comprar um de pelo menos 60 watts. O ideal, dependendo do estilo de música que vc toca, deve ser de 100 ou 120 watts. (Tem outro lance que é o RMS, que não vou entrar na questão no momento)
      * Marca: Não compre qualquer. Compre uma marca conhecida que te dê garantia.
      * Novo – Comprar amplificador usado e de uma pessoa que vc não conhece pode ser complicado. Só depois de usar que vc vai perceber porque o cara vendeu! Melhor comprar um novo, ou conhecer o vendedor e confiar na pessoa que está te vendendo.

      Resumindo, um amplificador bom custo-benefício sugeriria Meteoro. Um de 15 watts deve tá por volta de 300,00 a 400,00 (só dá pra estudar ou tocar em locais bem pequenos). Os de maior potência, por volta de 1.000,00 e $ubindo…
      Esse de 150,00 q vc falou, sei não hein… E como não disse a marca, prefiro não arriscar um palpite…
      Beleza?!
      Abrç

  93. Olá,eu queria saber quanto custa uma LES PAUL?

    • Olá Matheus!
      Uma Les Paul original das antigas (usada, mas histórica), deve ser uma fortuna! Já ouvi dizerem de um valor por volta de 30.000,00 reaizinhos…
      Mas uma Les Paul original nova, está por volta de uns R$ 12.000,00. Veja…
      Agora, existem as modelos “Les Paul” de várias marcas que copiam esse modelo. Acho que vc sabe… Mas só pra deixar claro. No POST acima tem vários exemplos.
      Abrç

  94. Thiago gomes says:

    Quero aprender,mas na minha cidade não tem muitas guitarras boas para vender.por isso queria saber qual uma guitarra boa e batata?.

    • Oi Thiago!
      As sugestões estão aí no POST. É só escolher. E de preferência, compre a guitarra pessoalmente, fazendo os testes que sugeri. Se não tiver essas guitarras na sua cidade, me dá um toque do que tem por aí e tentarei te ajudar.
      Beleza?!
      Abrç

  95. Claudimar says:

    Olá!
    Parabéns pelo blog.
    O que acha das guitarras da Squier?

    Abraço,
    Claudimar

    • Oi Claudimar.
      Eu mesmo tenho uma Squier. Gravei um vídeo com ela:

      Eu comprei de uma pessoa que trouxe ela do Japão nos anos 90.
      Apesar disso, “ouvi” falar que as que não são Made in Japan não estão muito boas. Não posso te garantir isso porque nunca testei as de outra fabricação. Mas as japonesas, bom, se vc assistiu o vídeo, o timbre e a qualidade não tenho do que reclamar. Só troquei os captadores por captadores noiseless, da Fender mesmo. Porque de qualquer forma, os singles da Fender chiam mesmo…
      Beleza?!
      Abrç

  96. Rodrigo says:

    olá recentemente ganhei uma shelter sg detroit 305 vc recomenda pra qm ta começando?
    e mais pra frente acha vantagem em da uma melhorada nela tipo troca os captadores ?

    • Olá Rodrigo!
      Ótima guitarra pra quem está começando.
      Trocar os captadores… Não sei se vale a pena. Os captadores dela até que não são tão ruins assim. Talvez valha a pena vc, num futuro que vc sentir que é a hora disso, vc vender a guitarra e juntar um graninha a mais e comprar outra. Mas para início, está ótimo.
      Beleza?!
      Abrç

  97. Bernardo says:

    Amigo, primeiro, gostei das dicas. E estou pensando em comprar uma guitarra não muito cara, mas também não muito barata, para começar mesmo. Gosto muito de Helloween (Rock in Rio 2013), Avantasia, Stratovarius, Nightwish, Blind Guardian, metal, em geral. Alguma indicação específica?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

  98. Marcos says:

    qual o preço médio da Shelter detroit 300,da Eagle STS 002 e a Cort modelo 1 Humbucker e 2 single?

    • Oi Marcos.
      A mais barato é a Eagle (+- 400,00), depois vem a Shelter (+-650,00)e a mais cara é a Cort (+ 1.000,00), no caso dos captadores q vc citou, deve ser a Cort Aero ou a G series.
      A Cort, sem dúvida, é a melhor de todas. A que$tão aí depende do famigerado dim dim $$$… kkkkk.
      Abrç

      Retificando: Acho que confundi essa resposta com outra Marcos…. A cort no caso q vc perguntou provavelmente é a do POST né, a Guitarra Cort G 110. O preço dessa deve ser algo intermediário entre a Eagle e a Shelter. A de + de 1.000,00 q falei acima são a Cort Aero ou a G series, que são outra coisa. Já não são especificamente para iniciantes. Me confundi nas Corts… he he.
      E esse lance de preço tem que ficar sempre atento, porque o mercado anda meio instável… Ok! Abrç

  99. Fabio says:

    Boa noite.

    oGuitarrista pretendo comprar uma guitarra, gostei muito do seu post. Não sei nada de guitarras, escuto vários gêneros musicais, mais queria começar tocando kreator, Black sabbath e death e DIO. Para quem esta começando o que você recomenda?

    • Olá Fábio.
      Qualquer uma que citei no POST eu recomendo.
      Pelo som das bandas que você curte, talvez uma guitarra que seja modelo Les Paul se encaixaria melhor pra vc, o som é mais pesado. Exemplo do modelo: Modelo Les Paul
      Beleza?!
      Abrç

  100. Stéfany Marques says:

    Gosto de tocar Green Day, Nirvana , Guns N’ Roses, The Police , Pink Floyd .. qual guitarra devo comprar? Está perto do dia de comprar minha guitarra e não sei qual comprar .

    • Oi Stefany.
      Essas dicas de guitarra para comprar aqui do POST são legais para quem vai fazer uma primeira compra e procura um bom custo-benefício. Se for o seu caso e analisando seu gosto musical, qualquer modelo aqui seria interessante.
      O Green Day, Nirvana, The Police e Pink Floyd utilizam esse modelo: modelo STRATOCASTER. A Tagima T 735 é uma boa opção na minha opinião. Nos exemplos de música que você quer tocar só não casa com esse modelo o Slash (ou Guns), porque ele utiliza outro modelo, modelo LES PAUL.
      Qqer dúvida, escreva. Beleza!
      Abrç

  101. Mandy says:

    Olá! Adorei as dicas, também conversei com alguns amigos músicos, e eles me indicaram o modelo Les Paul, que é o preferido deles, pensei em investir numa Les Paul Gibson, mas meu amigo disse q seria um investimento alto e que só deveria ser feito a longo prazo, daí ele sugeriu que investisse em um modelo Les Paul mais barato. Daí nos meus achados virtuais encontrei um kit, com amplificador (overdrive/distorção), palhetas, correias, cabos e etc, e por $912. Ele disse que era um ótimo investimento, e que a guitarra seria ótima, e que eu ficaria satisfeita com a qualidade da mesma mesmo depois de ganhar experiência no assunto.
    o kit é esse daí -> http://www.mundomax.com.br/3000030030-guitarras/kit_guitarra_les_paul_tagima_sunburst

    é uma boa opção?

    Obrigada pelas dicas e pelas aulas em vídeo.

    • Oi Mandy!
      Pelo que vi, o kit é bom, dá pra praticar com esse equipamento, já vem com tudo que vc precisa e o preço está de acordo com o mercado.
      Boa opção para seu primeiro equipamento.
      Boa sorte!
      Abrç

  102. Outra duvida é se quem toca violão consegue tocar tranquilamente a guitarra ou se tem diferença entre esses instrumentos.
    Obrigada!

    • Oi Alessandra!
      Das duas guitarras que vc citou, eu escolheria a primeira, da Giannini, por causa da qualidade (melhor) e da versatilidade dela. Ela tem uma chave que vc pode selecionar os captadores e assim pode obter sons (timbres) mais variados.

      Quanto a tocar violão e guitarra, vc não vai sentir dificuldade quando for pegar a guitarra pra fazer acordes. É até mais confortável. A diferença é que vc vai ter que se adaptar quanto a distância entre as cordas, que é menor na guitarra. Mas em alguns minutos tocando vc já se acostuma.

      A diferença principal da guitarra e do violão são as técnicas avançadas de cada um. O princípio de fazer acordes (cifras) e cantar é o mesmo para os dois instrumentos.
      Mas a guitarra tem outras técnicas, que vc vai aprender se quiser fazer solos, o que chamamos de guitarrista solo. Quando o guitarrista só faz acordes, chamamos de guitarrista base. Resumindo bem, é isso.
      Aí vai depender de qual é seu objetivo como guitarrista.
      Beleza?!
      Abrç

  103. Samuel says:

    Olá, gosto muito de rock e pretendo começar a tocar guitarra, porem nao entendo nada ainda, esse negocio de tipo de madeira e nao sei mais oque, para mim tanto faz e nem sei se muda alguma coisa ( nao entendo nada mesmo ) tenho muito interesse em comprar uma guitarra e começar a tocar, gosto muito de slipknot e system of a down, quero uma que de uma sonoridade boa para tocar as musicas deles, voce me recomenda qual ? nao precisa ser nem muito barata e nem muito cara, e sobre pedaleira ? pode me dar uma luz cara, nao entendo nada mesmo e nao tenho a minima ideia por onde começar, por favor se voce puder me ajudar eu agradeço !

    • Olá Samuel!
      Pra tocar essas bandas, seria interessante uma guitarra que dê um peso no som.
      Acredito que as modelos Gibson são ideais. Tipo a Shelter Nashville 300. Shelter Nashville 300 ou a
      Shelter Detroit 300 Shelter Detroit 300.

      O importante também é um amplificador que dê peso ao seu som. Eu sugiro um Meteoro Nitrous GS 100, que é um bom custo benefício. Por tocar Slipknot e SOD, se vc quiser, pode economizar e esperar pra comprar a pedaleira, porque esse amplificador já vem com distorção e com um footswitch: um pedal que muda os canais do amplificador. Você pode pisar nesse footswitch e escolher entre som limpo e som com distorção.

      Mas se desejar comprar já a pedaleira, dá uma olhada nesse POST.

      Beleza?
      Qqer dúvida, escreva de novo que vou tentar te ajudar com prazer!
      Abrç

  104. André says:

    E aí, cara… você acha a Shelter Nashville 300 ideal pra tirar sons como Led Zeppelin,
    The Who, Beatles, Queen, Dire Straits? O amp seria um Meteoro ligado numa Zoom G2.

    • Beleza André!
      Com certeza! Com a Shelter Nashville 300 vc vai conseguir bons timbres dessas bandas que vc citou. Essa guitarra é um pouco pesada (kg), mas é justamente o que ajuda a qualificar o timbre dela. Bom custo benefício essa guitarra.
      Abrç

  105. Matheus says:

    Cara no meu ponto de vista acho q falta uma guitarra a Ibanez Mikro, ela é feita para iniciantes e alem de uma boa marca

  106. Fabricio Frey says:

    Olá!
    To pesquisando para comprar minha primeira guitarra e me deparei com o seguinte modelo:
    http://www.playtech.com.br/Guitarra-Strinberg-Strato-Clg-60—Preta-2910.aspx/p

    Me interessei bastante por essa guitarra porque ela tem um humbucker e eu pretendo tocar algo mais pesado, hehe, além do design que é sensacional.

    O que você acha dela? É uma boa aquisição para começo?

    Lembrando que eu não entendo nada e pretendo começar a fazer aula para aprender, então essa questão de fazer o teste na loja não vai adiantar muito pra mim.

    Valeu!!!

  107. tatiana dorr de melo says:

    oi boa tarde,meu filho tem 6 aninhos,ela adora guitarra.Qual vc me a conselharia a compra pra ele.agradeço pela atenção .

    • Olá Tatiana!
      Olha, tem duas questões inicialmente pra se pensar:
      1- Como seu filho só tem seis aninhos, seria interessante uma guitarra menor, que se encaixe na anatomia dele;
      2- Provavelmente se ele continuar a tocar guitarra, você irá ter que comprar uma maior no futuro…
      Quando ele estiver com uns 10 anos mais ou menos já dá pra praticar em uma guitarra modelo normal. Aí você pode tentar vender a guitarra ou mesmo trocá-la. Algumas lojas aceitam um instrumento usado como parte do pagamento.

      Quem tem modelos de guitarras para crianças pequenas é a marca TAGIMA. A linha TAGIMA KIDS possue os modelos G1 e G2 que são bem legais. Veja um vídeo no youtube como exemplo pra ver o tamanho dela: https://www.youtube.com/watch?v=aayP8BSPv3A
      Acho que o preço está na faixa de uns R$ 300,00.
      Fico feliz que você esteja dando esse incentivo ao seu filho! A música ajuda muito na disciplina e na expansão intelectual.
      Boa sorte!
      Abrç

  108. gabriela says:

    Aqui, a guitarra Les Paul CLP79 STRINBERG e a Pacifica 012 da yamaha são boas? Qual é melhor e por quê?

    • Oi Tatiana!
      As duas guitarras são boas compras em custo-benefício e não há a melhor nem a pior, apenas algumas diferenças de sonoridade. Então vai depender do estilo de música que você quer tocar.
      * A Pacifica possui um som mais para o médio, mais “presença” no som. Possui alavanca, como todos os modelos Fender Stratocaster. Para você ter uma ideia, ai vão alguns artistas que utilizam esse modelo: Jimi Hendrix, John Frusciante (ex-Red Hot), Mark Knopfler (Dire Straits), Billie Joe (Green Day ), David Gilmour (Pink Floyd), Iron Maiden (todos os guitarrista do Iron).
      * A Strinberg que você citou não possui alavanca e realça a sonoridade grave, ideal para rock mais pesado, tipo trash metal, apesar da guitarra sem distorção possuir um som (timbre) bem limpo e gostoso de ouvir. Alguns artistas que usam o modelo original desse tipo de guitarra: James Hetfield (Metallica), Slash (ex-Guns), Brian Jones (Rolling Stones), Jimmy Page (Led Zeppelin), Joe Perry (Aerosmith), Michael Weikath (Helloween), Zakk Wylde (Ozzy Osbourne).

      Então, observe o som que você quer fazer, as bandas que você curte, e veja qual modelo se encaixa mais. Observe se você gosta de alavanca ou não. A alavanca ajuda e é empregada por vários artistas, mas não é necessariamente essencial. As duas são guitarras legais e vai depender da finalidade na qual você vai utilizar a guitarra.
      Beleza?!
      Abrç

  109. LAF says:

    Bro,
    Deu uma geral no seu blog e achei muita coisa super bacana! Parabéns. Sua música também é da melhor qualidade!
    Esta semana vi uma guitarra Fernandes, usada, por 1.200 que gostei. Ela tá bem velha,com os parafusos meio enferrujados. Nesssa faixa de preço, testei também uma squier afinity e não curti. Gostei de uma yamaha pacifica 112 vcx. Vi uma ibanez grx350 e também achei boa. Fiquei em dúvida. Alguma dica? Abraços fraternais.

    • Fala LAF!
      Obrigado pelos elogios!
      Essa guitarra Fernandes é qual modelo? Dependendo do modelo é uma boa opção. Apesar de usada e os parafusos enferrujados conforme você falou, se ela não estiver avariada tudo bem. Observe o braço se não está empenado (conforme as dicas do POST), se os captadores estão funcionando bem, se a alavanca está ok. O mais importante é a funcionalidade da guitarra. A aparência ou design você pode dar um jeito depois. Aliás, é o quesito menos importante na compra de uma guitarra.
      Por isso, comprar uma guitarra usada pela internet não é interessante, pois você não pode testá-la antes. Faça a compra de um instrumento usado só se poder testar “ao vivo e a cores”.
      Beleza?!
      Abrç

  110. LAF says:

    Olá!
    Vou comprar minha 3ª guitarra. Parei há 10 anos e vou voltar a tocar por hobby. Procuro uma guitarra Strato de ótima qualidade porém com preço bem acessível entre 1.000 e 2.000. Dei uma olhada na Squier e achei boa. A Tagima é uma boa marca? E a Ibanez GRX40?

    • Olá LAF, tudo bom?!
      Bom, em primeiro lugar, gosto é gosto… Vai mesmo de você testar todas e sentir qual te cai melhor.
      Dessas marcas que você citou:
      – A Squier depende de onde é fabricada. Se não me engano, atualmente (2013) é fabricada na Indonésia. Eu tenho uma japonesa que é de qualidade superior. Não sei se existe ainda Squier japonesa nas lojas, mas se houver, para mim é a melhor opção;
      – A Tagima tem boas guitarras, mas já ouvi pessoas dizerem que ultimamente a qualidade caiu um pouco e que as melhores são as das linhas signatures, tipo “Juninho Afram” e assim vai. Mas essas provavelmente vão ultrapassar um pouco o valor que você citou. Obviamente, as Tagimas mais básicas que citei nesse POST são para iniciantes e portanto o custo-benefício dessas que falei vale a pena;
      – A Ibanez GRX40 se não me engano é feita na China. A questão é o controle de qualidade dessas guitarras. As melhores Ibanez são as Japonesas, porém o custo também é outro. Eu preferiria pegar uma Tagima ao invés dessa Ibanez.

      Ao meu ver, das que você falou a Squier é a melhor opção. Mas como eu disse, vá na loja, teste os modelos que você citou, use o tremolo, observe se a guitarra é afinada ao longo do braço, se “segura” a afinação, ouça os timbres delas.
      E boa sorte!
      Abraço

  111. Moreira says:

    Deu erro, talvez esteja postando novamente…
    Bom dia…valeu pela atenção…posso investir até uns R$ 1600,00 gosto de Iron, ac/dc,metallica,van halen,eric clapton, bb king….e por ai vai…abs

  112. Moreira says:

    bom dia, não toco muito bem, mas estou tentando melhorar cada dia, tenho uma Tagima MG 32 T já a 2 anos e acho ela bem durona, gostaria de trocar e estou em dúvida em qual investir, gosto de rock pesado, mas também curto blues, sei que pode ser difícil de decidir, mas gostaria de ter uma opinião de alguém que entenda bem, porque não quero comprar uma guitarra de qualidade inferior a que já tenho.

    • Olá Moreira, tudo bom?!
      Olha, vai depender de qual valor você pretende gastar nessa nova aquisição.
      Nessa faixa de preço da sua Tagima, uma boa opção é a Tagima T 735. Esse modelo possui uma afinação estável, um braço confortável e um belo timbre fender, legal para blues. Com certeza você iria adquirir uma melhor da que você tem.

      E vai depender também, além do quanto você quer gastar, do modelo que você mais gosta e do timbre que você quer chegar. As modelo stratocaster tradicionais com três captadores single são as ideais para blues, mas como você disse que gosta de rock pesado, uma guitarra com um humbucker na ponte seria bem vinda também.humbucker

      Aí você pode optar por outros modelos, tipo Gibson, por exemplo. Enfim, dá uma pensada em algum guitarrista que você já ouviu e gostaria de chegar num timbre parecido.
      A princípio é isso que posso te dizer. Se você me der mais informações, podemos tentar aproximar mais do que você deseja.
      Beleza?!
      Abrç

      • Moreira says:

        Bom dia…valeu pela atenção…posso investir até uns R$ 1600,00 gosto de Iron, ac/dc,metallica,van halen,eric clapton, bb king….e por ai vai…abs

  113. José Carlos Preste de Oliveira says:

    Esqueci de mencionar no post acima que a Cort está na faixa de R$1.200,00 à R$1.500,00, acho que esse preço está muito em conta pela tamanha qualidade dos materiais especialmente da madeira e pelo som que ela tem. Não sei se fiz certo postar sobre isso, creio que essa guitarra está em um nível acima das iniciantes mas postei mesmo assim xD Abraços.

  114. José Carlos Preste de Oliveira says:

    Cito um trecho: “Essas madeiras são utilizadas nas guitarras originais. Nas cópias provavelmente você não vai encontrar essas madeiras. Atualmente se usa muito a madeira basswood, uma madeira que barateia o valor…”

    Esqueceu de mencionar que a Cort LP por exemplo, usa corpo e braço em Mogno (mesma madeira da Gibson). O que barateia são as ferragens e captadores, e lógico a marca. Um exemplo hipotético: a Gibson e a Cort poderiam ter os mesmos materiais e ferragens, mas o que difere do preço é a marca. Gibson seria mais cara, por que é Gibson ^^
    Se pegarmos uma Cort dessa, com mais 1000,00 deixaríamos ela a altura de uma Gibson legítima.
    Vejam esse vídeo comparando o som das duas guitarras originais sem upgrade: http://www.youtube.com/watch?v=02x92_J_HYI

  115. italo says:

    onde encontro uma guitarra para quem nao tem dinheiro

    • Oi Ítalo.
      Você pode começar com uma modelo Fender, não necessariamente a original. Tem muitas nacionais com um timbre fender bem legal. E não desista de seu sonho! Um dia você chega lá! Suba a escada um degrau de cada vez! Beleza?! :)
      Abrç

  116. italo says:

    tenho vontade de possuir uma gitarra mas vou ter que desistir por fauta de dinheiro

  117. italo says:

    Eu gostaria muito de ter uma Fender Stratocaster mas acho que meu sonho foi destruido após pesquisar o preço.

  118. Marcos says:

    Oi, eu queria saber se essa guitarra é uma boa escolha pra primeira guitarra: http://www.walmart.com.br/Produto/Instrumentos-Musicais/Guitarra-Acustica-/Michael/331561-Guitarra-Acustica-GM237-SK—Michael
    Gostaria tbm que me indicasse um bom amplificador só para estudos já que estou começando agora. Desde já obigado.

    • Oi Marcos.
      Essa é a guitarra GM237 SK da Michael, muito boa guitarra para um primeira compra.
      Ela é uma Strato porém com um captador humbucker acrescentado, o que melhora a qualidade do timbre (dá mais peso) e dá menos chiado.
      Também vem com o botão MX-7, que é o botão do meio. Ele possibilita mais combinações de captadores, gerando maior número de timbres. A escala é em rosewood, o que caracteriza ao som um timbre um pouco mais encorpado.
      Muito boa guitarra! Vale a pena como um primeiro instrumento.

      Quanto ao amplificador, estamos preparando uma matéria sobre o assunto e assim que estiver pronta te avisamos.
      beleza?! abrç

  119. Luiz says:

    Só um aultima pergunta, você saberia me dizer qual o preço médio de uma Cort G110?

  120. Luiz says:

    A melhor para um iniciante que queira versatilidade então seria a Eagle STS 002?

    • Olá Luiz.
      Para versatilidade sim, ou a Cort G110 com 1 humbucker e dois singles.
      Ambas são similares.
      abrç

      • Luiz says:

        Obrigado pela resposta, sabe é que vou começar agora e não sei muito soobre as características boas que uma guitarra deve ter. Mais uma vez obrigada pela ajuda.

      • PATRICIO says:

        AS guitarras seizi, eu encontrei umas aqui na minha cidade modelo ST com humbucker na ponte por preço quase 600,00 e uma memphis modelo similar wolfgan 2 humbuckers por pouco mais de 400,00 mas ainda não testei essas guitarras eu toco instrumentos acústicos só por lazer na minha casa e queria ter uma guitarrinha boa pra tocar com um cupo de até 20w o que vc acha? Meu caro obrigado

        • Olá Patricio, tudo bom?
          A Seizi é do Tagima também. É uma série praticamente nova, com especificações iniciais feitas pelo Andreas Kisser. Eu sinceramente ainda não toquei em uma, mas ela está sendo bem cotada e acho legal você testá-la.
          E testar também a Memphis.
          Com certeza são boas guitarras pra você estudar e se divertir bastante!
          Eu fiquei curioso em conhecer a Seizi, que pelo que já ouvi falar, parece ser uma guitarra com um timbre bem legal e, como é um modelo que praticamente está “saindo do forno”, deve abarcar aí toda a experiência do mestre Tagima em sua confecção.
          Beleza?! :)
          Abraço e boa sorte!

  121. Dennis guitar says:

    A melhor guitarra a Gibson Les paul

  122. Beth C says:

    Quero todas! :)

Deixe seu comentário