13

Os valentes covardes anônimos da web

Infantilidade, Covardia ou Transtorno Mental? 

É curioso o fato de algumas pessoas revelarem sua faceta mais sórdida quando existe a possibilidade de permanecerem anônimos.
É tipo aquela pessoa que quando dá um apagão, começa a berrar ou faz alguma sacanagem só porque não pode ser visto.

É o benefício do anonimato, o qual é usado em extrema larga escala na internet.
Existem inúmeros comentários feitos por pessoas “sem rosto” em sites, críticas anônimas, xingamentos sem a foto real ou a identificação do suposto opinante.
A pessoa tem todo direito de permanecer incógnita. A própria estrutura da web permite essa situação.
Mas o curioso é o fato de algumas pessoas se utilizarem disso para destilarem um veneno que permanece adormecido no interior de suas mentes e que vêm à tona quando existe a possibilidade de poderem mostrar esse lado sombrio quando não precisam revelar sua identidade.

Isso é infantilidade, covardia ou é um transtorno psiquiátrico

Infantilidade porque muitas crianças fazem isso apenas como diversão. É o antigo “trote” de telefone, saca, aquele em que o pequeno pentelho endiabrado ligava e perguntava sarcasticamente se a pessoa do outro lado da linha conhecia o Dunha ou o Mário
Como atualmente todo mundo tem identificador de chamada (inclusive o Dunha) e também porque estamos em uma nova era tecnológica, o velho trote hoje se modernizou. O camarada vai, faz um fake, como chamam, e começa a sacanear todo mundo que pode através de um personagem que não existe. Apenas para poder dar algumas risadas. Essa é uma possibilidade: infantilidade, imaturidade, criancice

Outra possível causadora é a COVARDIA. O sujeito é COVARDE, não tem coragem de se identificar, de colocar uma foto sua e “dar sua cara à tapa”. Fica escondido e protegido atrás de seu medo, enxovalhando todos que pode. O anonimato nesse caso é como se fosse um canto escuro da platéia que não pode ser visto, mas de onde saem vários tomates direcionados para o palco.
O que acontece é que esse tipo de pessoa faz comentários anônimos apenas no intuito de irritar os outros, porque como levar em consideração um comentário “sem rosto”? Covardemente jogam uma bomba e saem correndo.
A opinião de um cidadão que não mostra a cara não é tida como digna de respeito pela sociedade e nem é levada em consideração pois a COVARDIA não é uma das “virtudes” mais apreciadas pela humanidade. 

E uma terceira causa que ouvi falar por um psiquiatra é o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI).
Segundo a Wikipédia, é um transtorno psiquiátrico, onde a pessoa, nos momentos de raiva, não consegue conter seu comportamento e acaba perdendo o controle: fala mal, berra, ameaça, destrói objetos, ataca fisicamente as pessoas.

Esse transtorno possui as seguintes características:

  • Apesar de não premeditar, depois desses ataques percebe que exagerou nas atitudes e sente vergonha, culpa e arrependimento.
  • Seus ataques de raiva nada têm a ver com o uso de álcool ou de drogas.
  • Apesar desses comportamentos, o portador do transtorno não tem problemas sérios com a Justiça.
  • Geralmente, na família há pessoas que apresentam o mesmo problema. 

Segundo a Wikipédia, existem outros transtornos mentais que podem ser também os causadores desses sintomas e devem ser investigados, tais como: Transtorno de personalidade anti-social, Transtorno de personalidade limítrofe/borderline, Transtorno psicótico, Transtorno bipolar ou episódio maníaco, Transtorno da conduta ou Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. 

 

Se você conhece alguém que adora se esconder atrás de um fake para atacar o próximo e se encontra na situação de alguma das condições acima, principalmente covardia ou transtorno mental, talvez seja a hora de orientá-lo (a) a procurar ajuda profissional.

Compartilhar (Share)
oGuitarrista

oGuitarrista

Evaldo Devellis - Guitarrista há 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni. Também cursou o Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

13 Comments

  1. Na minha opinião é insegurança e imaturidade. Pessoas que se afetam pela opinião alheia e não possuem argumentos plausíveis para rebater suas intrínsecas mazelas pessoais.

  2. Esse pessoal q gosta de criticar e não mostra a cara é fácil. quero ver da a cara a tapa

  3. Falta de educação na verdade. Os pais hoje em dia não tem tempo ou nem ligam para os filhos e essa molecada fica à toa na internet enchendo o saco dos outros.

  4. Acho que a maioria desses anonimos são adolescentes que não querem se identificar e ficam soltando seu lado agressivo nas pessoas. É imaturidade.
    beijinhos

Deixe seu comentário!