Jimi Hendrix guitarrista

Jimi Hendrix, considerado muitas vezes pela crítica especializada como o melhor guitarrista do mundo, foi batizado com o nome de Johnny Allen Hendrix. Jimi Hendrix simplesmente inovou, criou, revolucionou e se eternizou…

jimi hendrix guitarrista oGuitarrista.com

Jimi Hendrix e sua fiel companheira Fender Stratocaster

A genialidade de Jimi Hendrix

Autodidata, Jimi Hendrix desde pequeno já mostrava interesse pela música, quando então “dedilhava” uma vassoura imaginando uma guitarra.
Antes de alistar-se no exército, Jimi Hendrix tocou com as bandas The VelvetonesThe Rocking Kings. Em 1961 se alistou e integrou a tropa de pára-quedistas do exército. Nessa época, fez uma banda com o baixista  Billy Cox, o The King Casuals.
Após sua saída do exército devido a uma lesão em um salto de pára-quedas, Jimmy James (que era o nome artístico de Jimi Hendrix até 1965) tocou com vários músicos, incluindo Ike e Tina Turner, Sam Cooke, os Isley Brothers, Little Richard Chas Chandler, baixista da banda The Animals.

Chas ficou impressionado com a musicalidade e performance de Hendrix que decidiu empresariá-lo. Sugeriu então que Jimi Hendrix mudasse para Londres para montar uma nova banda e que também  mudasse seu nome de Jimmy James para Jimi Hendrix.
Foi formado então o The Experience, juntamente com o baterista Mitch Mitchell e o baixista Noel Redding e rapidamente se tornou o assunto de Londres (1966).

A estréia se deu com o single “Hey Joe” e passou 10 semanas nas paradas do Reino Unido. Em seguida veio o lançamento do álbum completo “Are You Experienced?“, uma compilação psicodélico musical com hinos de uma geração e do rock de todos os tempos: “Purple Haze“, “The Wind Cries Mary“, “Foxy Lady“, “Fire” e “Are You Experienced?“.

Apesar do sucesso no Reino Unido, foi no Festival Pop de Monterey nos EUA, um dos maiores festivais de música da época, que o The Experience teve seu grande reconhecimento (1967).

Após Are you experienced? (Maio, 1967 – lançado na Inglaterra e Agosto, 1967 – lançado nos EUA), a banda de Hendrix gravou o álbum Axis: Bold as Love (dezembro, 1967) e o último Electric Ladyland (Setembro, 1968).

A partir de 1968, Jimi Hendrix se dedica mais ao seu próprio estúdio de gravação, o Electric Lady Studios, em Nova York. Ao longo de 1968, as demandas de turnês e os trabalhos em estúdio tiveram seus efeitos sobre o grupo e, em 1969, o The Experience se desfez.

Em 1969 Jimi Hendrix fez apresentações com os Gypsy Sun & Rainbows (algumas vezes chamada apenas de Rainbow ou de Band of Gypsys), dentre elas a mais famosa no Festival de Woodstock. Essas apresentações geraram o álbum ao vivo Band of Gypsys e em 1999 foi lançado  Live At The Fillmore East, um álbum póstumo com gravações de performances ao vivo da Band of Gypsys na casa de shows Filmore East, Nova York (1970).

Jimi Hendrix veio a falecer em 18 de setembro de 1970 e, devido a sua agenda lotada, não pode completar projetos que estavam em curso. Portanto, teve alguns de seus trabalhos finalizados postumamente com o apoio de sua família em conjunto com engenheiros de som.

De gravações demo a obras finalizadas, Jimi Hendrix gerou uma incrível coleção de canções ao longo de sua tão curta carreira. Sua música abraçou as influências de blues, baladas, rock, R & B, jazz e uma coleção de estilos que continuam a fazer de Jimi Hendrix uma das figuras mais populares da história, da guitarra, do rock e da música mundial. 

 Referências na internet:
http://www.jimihendrix.com/us/jimi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jimi_Hendrix

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monterey_Pop_Festival
http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock


Cover instrumental de Little Wing de Jimi Hendrix – por Evaldo Devellis

Veja também:

 

evaldo-devellis-guitarrista(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Suas músicas instrumentais de guitarra solo e violão podem ser ouvidas no player do final da página abaixo, no Youtube, no menu “MÚSICAS” desse blog e no site oGuitarrista.com. )

Compartilhar (Share)

Sobre oGuitarrista

oGuitarrista
Evaldo Devellis - Guitarrista há quase 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni e música na Unesp, Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

Compartilhe esse artigo

Comentários

Não há comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu comentário