9

Guitar Hero – o jogo e a guitarra

Quem nunca jogou Guitar Hero levante a mão? Creio que poucas pessoas mais jovens se manifestariam com o braço estendido nesse momento.

Guitar Hero – O jogo

Guitar Hero é um jogo extremamente conhecido pelos aficionados por vídeo games e pelos mais jovens que sempre tiveram curiosidade em conhecer e interagir com o mundo da guitarra e dos shows de rock.Guitar Hero
Inicialmente licenciado para o Playstation 2 ®, o jogo foi lançado em 2005 pela Harmonix Music System ® , uma empresa americana que desenvolve vários games na área da música. Dentre eles, inúmeras continuações do Guitar Hero, o jogo Rock Band (2007), o jogo Dance Central (2010), e jogos de várias bandas como The Beatles Rock Band, Green Day Rock Band, e de muitos outros artistas.

evaldo-devellis-guitarrista-braco-da-guitarra-guitar-heroO layout do jogo consiste basicamente em cenários de palcos de shows de rock que fazem o fundo (background) para a imagem principal: o braço de uma guitarra que se desloca durante a execução de uma música. Enquanto o braço da guitarra vai se deslocando, uma música vai sendo executada e alguns botões coloridos vão surgindo em uma parte específica no braço do instrumento.  Esses pontos coloridos são as notas que a guitarra deve executar, em sincronia com a música que está sendo tocada. De acordo com a cor visualizada na tela, o jogador deve apertar no controle do jogo de vídeo game (joystick) o botão correto referente a essa cor, sempre em sincronia com o ritmo da música que está ouvindo. Se errar, não ganha pontos e o público virtual presente que assiste a “seu show” lhe dá uma grande vaia.

O Guitar Hero é uma simulação sobre tocar guitarra e ter uma banda de rock, onde você pode adicionalmente comprar um controle especial em formato de guitarra para jogar e fazer a experiência se tornar ainda mais real. Esse controle possui até uma alavanca similar ao da guitarra (tremolo bar) que pode ser usada.

evaldo-devellis-guitarrista-joystick

Alguns Joysticks alternativos para jogar Guitar Hero

Os jogadores ao longo do jogo enfrentam guitarristas de bandas famosas em duelos de guitarra. Os guitarristas Slash e Tom Morello são exemplos.

Pessoalmente acho o jogo uma fonte musical do rock n´roll muito interessante e uma divulgação de bandas e do instrumento “guitarra” bastante válido, principalmente para as novas gerações.

O TERMO
Voltando um pouco ao mundo real…
Quando no nascimento do rock n´ roll, uma banda típica consistia em:

  • Instrumentos de destaque (solo):
    * Voz principal;
    * Instrumento solo: guitarra (principalmente), piano ou saxofone.
  • Instrumentos de base (harmonia e ritmo):
    * Guitarra base e/ou piano;
    * Contrabaixo;
    * Bateria.

Com o passar dos anos houve alguma alteração nessa formação original, com variações na presença de um ou outro instrumento. Mas a idéia original sempre norteou as formações posteriores de alguma forma, principalmente no que se diz respeito à sempre existir um cantor e um guitarrista que acabam se destacando e se tornando os mais conhecidos de uma banda de rock.

Por isso, ao longo do tempo, as pessoas foram associando a imagem de determinado guitarrista como representação de sua banda. Guitarristas de rock como Jimmy Page, por exemplo, se tornaram referência e sinônimos de suas bandas em si, onde quando os fãs ouvem esse nome, imediatamente lhes vem à mente Led Zeppelin.

Dessa ideia cunhou-se o termo “ Guitar Hero ” no mundo real.

A primeira vez que ouvi o termo “ Guitar Hero ” (herói da guitarra) foi nos anos 80, quando guitarristas como Joe Satriani e Steve Vai iniciaram uma febre onde a guitarra era o instrumento foco de suas composições musicais.

Obviamente a guitarra elétrica e o rock n´roll possuem uma existência conjunta, como se fossem partes de uma mesma célula. É como se fossem praticamente sinônimos.

Mas esses guitarristas (e outros mais) popularizaram o instrumental rock guitar: a forma de se fazer músicas nas quais a guitarra agora era a líder única. Nessas músicas a guitarra faz, além da base e dos solos já tradicionais no rock, a linha melódica principal, dispensando totalmente a presença de um cantor.

A estrela principal passa a ser única e exclusivamente a guitarra.

Podemos ter um exemplo desse tipo de música no jogo Guitar Hero 3 através da música Cliffs of Dover, que foi na verdade lançada originalmente em 1990 pelo guitarrista Eric Johnson em seu álbum Ah Via Musicom.

Bom, de qualquer forma, a guitarra continua assim o seu legado.
E mesmo em um mundo diferente da época de seu nascimento, onde a tecnologia atropela o tempo e o virtual toma cada vez mais o lugar no coração dos jovens, o bom e velho Rock N´ Roll mostra mais uma vez que a originalidade faz parte do que é eterno e real.

 evaldo-devellis-guitarrista-harmonix-logo

 Fontes auxiliares:
Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Rock_music

Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Guitar_Hero
GuitarHero.com: http://www.guitarhero.com/
Harmonix Music Systems: http://www.harmonixmusic.com/
evaldo-devellis-guitarrista ( Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Sua músicas instrumentais de guitarra podem ser ouvidas no site oGuitarrista.com e no site do MySpace.com. Também escreve regularmente em seu blog oGuitarrista.com/blog )

Compartilhar (Share)
oGuitarrista

oGuitarrista

Evaldo Devellis - Guitarrista há 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni. Também cursou o Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

9 Comments

  1. esse roger “tontão” só pode ser troll…não tenho vergonha de dizer que conheci varias bandas no guitar hero. Gosto do Guitar Hero world tour. valeu!

Deixe seu comentário!