1

Exercícios de guitarra para iniciante – Exercícios psicotécnicos

Veremos nesse artigo o primeiro set de exercícios de guitarra para iniciante ou para violão iniciante. São exercícios fundamentais para melhorar o movimento motor e a coordenação. Seu dedo mínimo não obedece? Você gostaria de melhorar sua técnica de mão direita e melhorar sua coordenação entre as mãos? Então, esse é o exercício!

Esses exercícios servem inclusive para guitarristas e violonistas avançados, para manutenção ou recapitulação da técnica correta de posicionamento das mãos.

Exercícios de guitarra para iniciante – exercícios com palheta para violão iniciante

AULA 10 – Exercícios psicotécnicos 1

Como executar o exercício (vídeo explicativo abaixo):

– Digitação: utilizaremos o dedos 1 na casa 1, dedo 2 na casa 2, dedo 3 na casa 3 e dedo 4 na casa 4.

– Sempre começaremos com a palhetada para baixo, e vamos alternando: baixo, cima, baixo, cima, etc. Observe que quando mudamos de corda (chamamos de “salto de corda”), sempre começaremos com a palhetada para baixo.

– Começamos na corda Mi bordão e vamos descendo até a mi prima. Assim que tocarmos a prima, não é necessário repeti-la. Terminando a execução na mi prima, retornamos o trajeto começando pela segunda corda (Si), até chegarmos novamente no mi bordão. Sem repetir o mi bordão recomeçamos de novo a subida até a mi prima e assim consecutivamente.

– Repita várias vezes. Faça devagar, sem correr. O importante é digitar corretamente as notas, executar corretamente a palhetada alternada e efetuar os saltos de corda de forma natural.

– Relembrando: não é necessário tirar os dedos quando for digitar na mesma corda. O primeiro dedo a ser digitado é o dedo 1, certo? Então você digita o dedo 1, mantêm esse dedo, daí digita o dedo 2, mantém esse dedo, digita o dedo 3, mantendo o 1 e o 2 nas suas casas e assim fará até digitar o dedo 4. Aí vem o salto. No salto você tira todos e recomeça a ação.

I) Exercícios de guitarra para iniciante 1.a

Exercícios de guitarra para iniciante 1.a

Exercício 1.a

II) Exercícios de guitarra para iniciante 1.b

Exercícios de guitarra para iniciante 1.b

Exercício 1.b

III) Exercícios de guitarra para iniciante 1.c

Exercícios de guitarra para iniciante 1.c

Exercício 1.c

Veja o vídeo de Exercícios de guitarra para iniciante 1

Esse aula sobre Exercícios de guitarra para iniciante 1 faz parte da sequência de aulas da vídeo-aula 02 guitarra e violão para iniciantes. 

evaldo-devellis-guitarrista(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Suas músicas instrumentais de guitarra solo e violão podem ser ouvidas no player do final da página abaixo, no Youtube, no menu “MÚSICAS” desse blog e no site oGuitarrista.com. )

One Comment