0

Conservar a guitarra – dicas

Como conservar a guitarra mantendo qualidade e durabilidade constante no instrumento? São muitas as dicas que temos aqui para lhe mostrar e, estas dicas que serão apresentadas, valem para a maioria dos instrumentos.

Dicas para conservar a guitarra

Então veja abaixo!

Dicas de como conservar a guitarra

Limpe as cordas ao terminar de tocar

Sempre após terminar de tocar, fazer algum estudo, treino, apresentação, ou utilizar o instrumento para as mais diversas atividades, limpe as cordas com um pano de algodão, de preferência uma flanela. O suor que sai dos dedos faz com que as cordas se enferrujem e a durabilidade será menor.

Se você não tiver uma flanela, utilize um guardanapo ou papel higiênico.

Esta simples limpeza já fará uma grande diferença na conservação do seu instrumento.

Leve seu instrumento em um luthier

Quando adquirir sua guitarra, é recomendável que você leve em um luthier, pois a guitarra e qualquer outro instrumento podem vir desajustados. Ajustando seu instrumento, você sente mais conforto ao tocar, tem um melhor timbre, e você terá mais qualidade e facilidade para executar músicas e exercícios.

É muito importante que você leve a sua guitarra em um luthier, se possível, de seis em seis meses. Os ajustes mais comuns são: desempenamento de braço, regulagem de trastes, limpeza da escala, entre outros.

Não deixe sua guitarra exposta ao sol

Nunca deixe seu instrumento por um longo período exposto ao sol, pois isso poderá causar o empenamento do mesmo. Esta dica também vale para não deixar em lugares muito úmidos também, pois também pode causar danos ao instrumento. Evite o sol e a umidade pra conservar a guitarra.

Evite movimentos bruscos

Esta dica é principalmente para quem estiver em um local com pouco espaço para tocar. Por exemplo: Você está tocando em grupo em um local apertado, dependendo do movimento, você pode causar algum dano, rachadura ou arranhões.

Cuidado ao usar o cinto

Sempre que utilizar o cinto para segurar o instrumento, certifique-se que está bem preso, pois se cair com certeza não será um som legal e nem bonito.

Não deixe a guitarra apoiada na parede sem nenhum suporte

Nunca deixe sua guitarra apoiada em algum “canto” sem proteção. Vemos que muitas pessoas deixam o instrumento encostado na parede, e isto é um grande risco de queda e danos. O Evaldo, aqui do blog, quebrou o braço de sua Ibanez assim. Se ele tivesse visto essa dica antes… 😀

Cuidado com adesivos ou pinturas

Se você vai personalizar o seu instrumento, pense duas vezes antes de colocar um adesivo ou fazer alguma pintura, pois, se não gostar, ao retirar o adesivo ou tentar voltar para a forma original, pode sair muito caro, além de fazer com que se perca o valor no momento em que se for vender o mesmo.

Em caso de pinturas, é interessante que se leve à profissionais especializados em pinturas de instrumentos, o resultado é muito bom e com certeza sai melhor do que você deseja!

Trate seu instrumento com carinho

Tocar um instrumento, seja qual for, é algo muito bom! E a dica mais importante é que trate seu instrumento com carinho, sendo o mais sofisticado ou o mais simples, não importa. Sendo barato ou caro, importado ou nacional, cuide do seu instrumento.

Estas são as nossas dicas de como conservar a guitarra, o seu instrumento, pois estas dicas valem para todos os instrumentos praticamente.

Continue lendo os artigos aqui do blog oGuitarrista.com e veja também outras dicas de guitarra no guitarrablog.com.

Esperamos que estas dicas possam te ajudar grandemente!

Autor/Colaborador:
Micael Teixeira
guitarrablog.com