0

Como utilizar corretamente a palheta

Buscamos nesse vídeo dar ideias de como utilizar corretamente a palheta abordando a forma mais eficaz de segurar a palheta para tocar guitarra e violão. Como utilizar corretamente a palheta é um assunto que faz parte da vídeo-aula 02 de guitarra e violão para iniciantes.

Vídeo-aula 02 – guitarra e violão para iniciantes

Como utilizar corretamente a palheta

Se inscreva no canal para ser avisado sobre os próximos capítulos da vídeo-aula.

02: http://www.youtube.com/oGuitarrista

Inscreva-se no canal, positive o vídeo, comente, adicione aos favoritos, compartilhe. Tudo isso fará com que nosso trabalho continue, apareça mais na divulgação do Youtube e assim você irá ajudar mais pessoas a poderem assistir as aulas gratuitamente e aprender também.

Vídeo-aula 01 – menu

Vídeo-aula 02 – menu

 

Usar ou não a palheta

Observando vários casos ao longo dos anos, vários músicos e como tocam, vejo que não há uma regra obrigatória de usar ou não a palheta.

Mas, podemos partir de um princípio comum. Geralmente, é isso que vemos: a palheta é utilizada em gêneros de música popular e a mão pura (sem palheta) no violão erudito. Apesar de que, alguns gêneros populares também usam a mão sem palheta, como por exemplo a MPB, a Bossa Nova, etc. A diferença é o esmero técnico. Os gêneros populares são mais livres. O posicionamento da mão que dedilha nesses casos é mais a gosto do executante.

O que não ocorre no violão erudito, pois a mão que dedilha é posicionada seguindo-se uma escola acadêmica tradicional. O aluno que for estudar violão erudito provavelmente terá sua mão reposicionada pelo professor de acordo com os padrões acadêmicos que ele segue.

 

Com exceção de alguns pouco músicos, a esmagadora maioria dos guitarristas (guitarra elétrica) prefere tocar com palheta.

Ao longo do tempo do desenvolvimento da guitarra elétrica, várias técnicas foram sendo desenvolvidas e várias formas de se tocar com palheta foram aparecendo. Técnicas como palhetada alternada (alternate picking), sweep picking, flatpicking (termo relacionado mais ao country), string skipping, etc., foram sendo aperfeiçoadas com os anos e, como o próprio nome diz (pick, do inglês = palheta), nasceram do uso da palheta.

Mas, o guitarrista também desenvolve, até certo ponto, técnicas de dedilhar sem palheta utilizando apenas os dedos.
E outra, muitos gêneros e estilos populares possuem uma sonoridade própria específica que utiliza o dedilhar da mão pura e quando a palheta é utilizada no lugar não soa característico.

Então, mesmo que prefira a palheta, o guitarrista também aprende ou desenvolve técnicas sem palheta como complemento de sua musicalidade. Existe até uma técnica chamada palhetada híbrida, a qual engloba simultaneamente a palheta e o dedilhado com os dedos.

 

 

Concluindo: devo ou não utilizar ou começar com a palheta?

Depende do tipo (estilo, gênero) de música que você quer tocar.

Como vimos, o violão clássico ou erudito não requer palheta.
Mas, estilos populares que possuem tradição no uso da palheta, como rock, country, jazz, etc., necessitam o desenvolvimento da mesma.

Se você é iniciante, gosta de rock por exemplo, e está começando a aprender música sem palheta, ou seja, utilizando os dedos apenas, não tem problema.

Porque, como já vimos, os estilos mais populares possuem técnicas com e sem palheta e aprender dedilhado não será perdido.

No começo dos estudos, muitos alunos não possuem uma definição exata do que querem, se é rock, se é mpb, se é violão clássico, etc. Não há tanto problema nisso, pois o início dos estudos está apenas trazendo um contato com o instrumento e com a música e o professor auxiliará o aluno a despertar para o que ele realmente gosta.

Com o tempo, o aluno deverá escolher qual caminho seguir e focar nele, podendo ser:

  • Violão clássico ou erudito,
  • Violão popular, ou
  • Guitarra elétrica.

Procure focar o quanto antes nas técnicas do estilo musical que mais te agrada para que você comece a se familiarizar o quanto antes com elas.

 

Então, dependendo do estilo, sonoridade ou música que você quiser tocar, não vai escapar de ter que aprender um pouco de cada coisa.

Isso é bom!

 

 

Vídeo-aula 01 – menu

Vídeo-aula 02 – menu
evaldo-devellis-guitarrista
(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Sua músicas instrumentais de guitarra podem ser ouvidas neste blog,  no site oGuitarrista.com e no site do MySpace.com )

Compartilhar (Share)
oGuitarrista

oGuitarrista

Evaldo Devellis - Guitarrista há 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni. Também cursou o Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

Deixe seu comentário!