4

blues backing tracks para guitarra

blues backing tracks para guitarra – mais dicas sobre o blues: blue note. Esse é o segundo Backing Track (playback) de blues para praticarmos improviso. O primeiro está nesse link.
A sonoridade característica vem acompanhada nesse backing track pela presença da gaita, instrumento tradicional utilizado no blues.

blues backing tracks para guitarra: observações

O tom é Lá Maior blues. Como sugestão, podemos utilizar as seguintes escalas:
* Pentatônica de Lá Maior – notas: LÁ SI DÓ# MI FÁ#
* Pentatônica de Lá menor: LÁ DÓ RÉ MI SOL
* Penta-Blues de Lá Maior: LÁ SI DÓ# MI FÁ#
* Penta-Blues de Lá menor: LÁ DÓ RÉ RÉ# MI SOL

Observe que as escalas penta-blues possuem uma nota a mais, chamada blue note. No caso da penta-blues maior, a nota é o intervalo de nona aumentada. No caso da penta-blues menor, a nota é o intervalo de quarta aumentada. Essas notas que dão o “colorido” do blues e o emprego das mesmas se torna fundamental para o estilo.

 

* Pratique o backing track de Blues em Ré Maior também.
* Improviso do Evaldo utilizando esse backing track.

blues backing tracks para guitarra (Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Sua músicas instrumentais de guitarra podem ser ouvidas neste blog,  no site oGuitarrista.com e no site do MySpace.com )

Compartilhar (Share)
oGuitarrista

oGuitarrista

Evaldo Devellis - Guitarrista há 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni. Também cursou o Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

4 Comments

Deixe seu comentário!