Acordes de violão Fá Maior com Sétima Maior e Mi menor

Nessa aula, veremos os acordes de violão e guitarra Fá Maior com Sétima Maior e Mi menor. O que aprenderemos nessa aula, além de fazer parte de nossa evolução nas aulas, é preparatória para a próxima aula onde vamos aprender a tocar e cantar junto uma música facilitada.

Veremos nessa aula:
1) Acorde F7+
2) Acorde Em
3) Técnica de abafar acordes e Exercícios

Então veja essa aula com atenção, aprenda e pratique para na próxima aula estar afiado com os acordes e a técnica que vamos ver.

Novos acordes de violão e guitarra e técnica de abafar acordes (AULA 12)

1) Novo acorde: F7+

O nome completo desse acorde é Fá Maior Com Sétima Maior. Muitos  o chamam, para facilitar, de “Fá sete mais“.

Acordes de violão F7+ Fá Maior com sétima Maior

Fá Maior Com Sétima Maior

Monte e desmonte o acorde, decorando o desenho ou shape do F7+.

(*) Observação à título de curiosidade: O nome de um acorde é dado a partir da análise de seus intervalos musicais, matéria que pertence ao campo da Harmonia. São estudos mais avançados que veremos mais adiante.

2) Novo acorde: Em

O nome desse acorde é Mi menor. Na verdade, nós que já estudamos em aulas anteriores o acorde de Mi Maior (E), vamos tirar esse de letra.
Relembrando o acorde de Mi Maior:

Acordes de violão Mi Maior

Acorde de violão Mi Maior

É só fazer o acorde de Mi Maior acima e retirar o dedo 1 que obteremos o acorde de Mi menor:

Acordes de violão Mi menor 1

Acordes de violão Mi menor

Fácil!
Igual ao Mi Maior, no Mi menor o baixo esta na sexta corda solta e podemos tocar todas as cordas.
Outra possibilidade de digitação bastante usada é, ao invés de usarmos os dedos 2 e 3 no Mi menor, como esta acima, usamos os dedos 1 e 2. É a mesma coisa. Apenas estamos trocando os dedos:

Acordes de violão Mi menor 2

Acordes de violão Mi menor, trocando os dedos

Vamos utilizar o Mi menor com os dedos 1 e 2 para ficar mais fácil nas mudanças da música que faremos na Aula 13, próxima aula. Ok!?

Técnica de abafar acordes e exercício

3) Técnica de abafar acordes

Quando tocamos um acorde muitas vezes ele pode continuar soando e atrapalhar a sonoridade do próximo acorde. Utilizamos então uma técnica de abafar as cordas do violão ou da guitarra para que isso não ocorra, evitando assim sobreposição entre os sons dos acordes.

Encostamos levemente nas cordas do instrumento a extremidade inferior da palma de nossa mão direita (destros), aproximadamente da metade da mão até a parte que faz junção com o punho. É na parte com mais carne dessa lado da mão.

acordes de violão

Aplicamos essa ação não permitindo que um acorde continue vibrando e choque seu som com o próximo.

acordes de violão

É uma ação leve e rápida da mão que faz o ritmo. Por isso deve ser praticada para sair a contento.

acordes de violão

Dúvidas, veja o vídeo para entender melhor.

Exercício

Utilizando a Batida POP 1, faça o exercício observando a técnica de abafar acordes:

||  Em  |  F7+  ||  (repetir)
(1x)     (1x)

 

Vídeo

 

Pratique para na próxima aula estar com o conhecimento em dia. Abraço! 

 

 

evaldo-devellis-guitarrista(Evaldo Devellis é guitarrista e compositor. Suas músicas instrumentais de guitarra solo e violão podem ser ouvidas no player do final da página abaixo, no Youtube, no menu “MÚSICAS” desse blog e no site oGuitarrista.com. )

Compartilhar (Share)

Sobre oGuitarrista

oGuitarrista
Evaldo Devellis - Guitarrista há quase 30 anos, foi autodidata em violão e guitarra. Posteriormente estudou com Faíska e Giácomo Bartoloni e música na Unesp, Conservatório Souza Lima, Voice e IGT.

Compartilhe esse artigo

Comentários

  1. Im SZ Magazin gibt es gerade einen Artikel von Marianne Moesle zum Thema (Schwarzfahren). Ist lesenswert.

Deixe seu comentário